Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Novo ataque aéreo das autoridades etíopes no oeste de Tigray

A Força Aérea etíope lançou hoje um novo ataque em Tigray, na parte oeste da região norte, disse um porta-voz do Governo, sendo o sétimo bombardeamento aéreo do exército federal desde o início da semana.

Novo ataque aéreo das autoridades etíopes no oeste de Tigray
Notícias ao Minuto

13:57 - 24/10/21 por Lusa

Mundo Tigray

"Hoje, a frente ocidental (de Mai Tsebri), que servia como centro de treino e posto de comando para o grupo terrorista TPLF, foi alvo de um ataque aéreo", disse o porta-voz do Governo, Selamawit Kassa, à agência AFP, referindo-se à Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF).

Este foi o sétimo bombardeamento aéreo do exército federal em Tigray desde o início da semana, dos quais dois atingiram a capital da região, Mekele, na segunda-feira, matando três crianças e ferindo várias pessoas, segundo a ONU.

Outros três ataques atingiram a capital regional e outro um alvo a cerca de 80 quilómetros a oeste da cidade.

O ataque a Mekele na sexta-feira provocou 11 feridos e forçou ao regresso a Addis Abeba de um voo de ajuda da ONU, de acordo com médicos e fontes humanitárias, que decidiu suspender os seus dois voos semanais para Tigray para ajuda humanitária.

Após meses de tensão, o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, enviou o exército federal à região em 4 de novembro de 2020 para expulsar as autoridades regionais dissidentes da TPLF, que detinha o poder na Etiópia até 2018.

As forças federais assumiram o controlo da maior parte da região, incluindo Mekele, nas suas mãos desde novembro de 2020.

Em junho, a TPLF assumiu a maior parte de Tigray e continuou a sua ofensiva nas regiões vizinhas de Amhara e Afar.

A intensificação dos combates tem agravado a crise humanitária, que afeta já centenas de milhares de pessoas.

Leia Também: Ataques do Governo etíope em Tigray bloqueiam ajuda humanitária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório