Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Lioubov Sobol colocado na lista de pessoas procuradas na Rússia

O nome de Lioubov Sobol, aliado do oposicionista russo Alexei Navalny, foi colocado na lista de pessoas procuradas pelas autoridades de Moscovo, tornando-se em mais um exemplo da repressão que atinge a oposição política da Rússia.

Lioubov Sobol colocado na lista de pessoas procuradas na Rússia
Notícias ao Minuto

09:04 - 21/10/21 por Lusa

Mundo Rússia

Uma nota publicada hoje no portal oficial do Ministério do Interior russo indica que Sobol, 34 anos, é procurado pelas autoridades no quadro de um "processo criminal" mas não precisa os factos concretos do caso.

Figura de topo da oposição russa, o advogado Lioubov Sobol participou nos últimos anos em várias ações de protesto e manifestações de apoio a Alexei Navalny, o dirigente da oposição preso na Rússia desde o passado mês de janeiro.

As autoridades russas aumentaram a pressão contra os aliados e as organizações fundadas por Navalny e que foram declaradas "extremistas", no passado mês de junho.

Os membros das organizações perseguidas e os aliados de Navalny foram impedidos de se candidatarem às eleições legislativas na Rússia, em setembro.  

Paralelamente, vários elementos do movimento de Alexey Navalny abandonaram o país para evitarem ser presos. 

Aparentemente, Lioubov Sobol não se encontra na Rússia, mas desconhece-se o paradeiro do oposicionista.

Outros dois aliados de Navalny - Leonid Volkov e Ivan Jdnavo - foram também colocados na lista de pessoas procuradas na Rússia e podem vir a ser condenados a penas de prisão caso venham a ser julgados. 

Em agosto de 2020, Alexei Navalny foi vítima de envenenamento tendo passado cinco meses em convalescença na Alemanha. 

A prisão de Navalny provocou uma vaga de indignação no Ocidentes.

Na quarta-feira, o Parlamento Europeu distinguiu Alexei Navalny com o prémio Shakarov pela defesa da liberdade de pensamento.

Leia Também: Prémio Sakharov para Navalny "recompensa partidários da verdade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório