Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Prémio Sakharov para Navalny "recompensa partidários da verdade"

A fundação criada por Alexei Navalny defendeu hoje que a atribuição do Prémio Sakharov ao ativista anticorrupção e opositor russo ao regime de Vladimir Putin, detido desde fevereiro, recompensa todos os que, na Rússia, lutam pela verdade.

Prémio Sakharov para Navalny "recompensa partidários da verdade"
Notícias ao Minuto

15:04 - 20/10/21 por Lusa

Mundo Fundação

"Este Prémio Sakharov é obviamente um prémio para todos vós, pessoas que não são indiferentes e que, mesmo nos tempos mais difíceis, não têm medo de dizer a verdade", reagiu na rede social Twitter o Fundo de Luta Contra a Corrupção, organização fundada por Navalny, entretanto ilegalizada pelo Kremlin.

Hoje, em Estrasburgo, o Parlamento Europeu (PE) atribuiu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021 a Navalny, nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido à sua coragem na luta pela liberdade, democracia e direitos humanos.

Conhecido pelo seu 'blog' Livejournal, no Youtube e no Twitter, onde tem milhões de seguidores, Navalny destacou-se internacionalmente ao organizar manifestações, concorrer a um cargo político e defender reformas contra a corrupção na Rússia, visando Putin e o seu governo.

Em agosto de 2020, foi envenenado durante uma viagem à Sibéria e passou vários meses em recuperação em Berlim, mas voltou para Moscovo em janeiro de 2021, onde foi preso.

Em fevereiro foi condenado a dois anos e meio de prisão, que cumpre num estabelecimento de alta segurança, tendo feito, em abril, uma greve de fome de 23 dias para protestar contra a falta de cuidados médicos.

Em junho, um tribunal russo proibiu o funcionamento dos escritórios regionais de Navalny e da sua fundação anticorrupção.

O opositor russo foi escolhido entre mais outras duas candidaturas: um grupo de 11 mulheres afegãs ativistas dos direitos humanos no país liderado pelos talibãs e a dirigente política da Bolívia Jeanine Áñez, detida desde março sob a acusação de planear um golpe de Estado no país.

Em 2020, o galardão foi atribuído à oposição democrática na Bielorrússia.

Entregue pela primeira vez em 1988 a Nelson Mandela e Anatoli Marchenko, o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento reconhece o trabalho desenvolvido em defesa da liberdade de pensamento.

O Parlamento Europeu entrega o Prémio Sakharov, no valor de 50.000 euros, numa cerimónia solene que se realiza em 15 de dezembro, em Estrasburgo.

Leia Também: Alexei Navalny vence o Prémio Sakharov 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório