Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: "Pandemia ainda não acabou". Mortes podem chegar a 10 milhões

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: "Pandemia ainda não acabou". Mortes podem chegar a 10 milhões
Notícias ao Minuto

08:14 - 21/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias e o índice de transmissibilidade (Rt) continuam a subir a nível nacional, fixando-se, respetivamente, nos 84,4 casos por 100 mil habitantes e em 1,02.

O diretor Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge, elogiou as medidas de combate à pandemia de Portugal.

Kluge foi recebido na terça-feira pela ministra da Saúde, Marta Temido, que congratulou pela elevada cobertura vacinal em Portugal.

Já nos Estados Unidos, o regulador autorizou ontem doses de reforço das vacinas da Moderna e da Johnson & Johnson. A Food and Drug Administration disse também que os americanos podem escolher tomar como dose de reforço uma vacina diferente da recebida na inoculação inicial.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite, suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sexta-feira. Mantenha-se seguro!

23h46 - Líderes da UE concordam em 'facilitar' viagens pela Europa

Os líderes da União Europeia (UE) acordaram hoje "facilitar a livre circulação e viagens dentro e fora da UE" dada a boa evolução das campanhas de vacinação e da situação sanitária.

"Dada a evolução da situação epidemiológica, o Conselho Europeu apela a uma maior coordenação para facilitar a livre circulação e viagens dentro da UE”, lê-se no texto das conclusões aprovadas pelos dirigentes no Conselho Europeu realizado esta quinta e sexta-feira em Bruxelas.

Desta forma, os governantes pedem ao Conselho da UE que elabore novas "recomendações" para ganhar mobilidade e instrua a Comissão Europeia (CE) "a acelerar o seu trabalho sobre o reconhecimento mútuo de certificados de vacinação com países terceiros."

23h00 - Brasil regista quase 17 mil casos em 24 horas

As autoridades brasileiras reportaram, esta quinta-feira, 16.850 novos casos de Covid-19 e 451 mortes devido à doença. Com estes números, o total de infeções diagnosticadas, desde o início da pandemia no país, é de 21.697.341. Já o número de vítimas mortais sobe assim para 604.679.

22h49 - CDC recomenda doses de reforço Moderna e Janssen

Um painel de consultores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomendou, esta quinta-feira, a administração de doses de reforço das vacinas Covid-19 da Moderna e Johnson & Johnson (Janssen) para alguns casos.

21h36 - Colômbia reporta 1.498 infeções e 28 mortes

As autoridades colombianas reportaram, esta quinta-feira, 1.498 novos casos de Covid-19 e 28 mortes associadas à doença. No total, o país já registou 4.986.249 infeções por SARS-CoV-2 e 126.959 vítimas mortais.

20h13 - Cabo Verde com 16 novos infetados e 28 recuperações em 24 horas

Cabo Verde registou mais 16 novos infetados pelo novo coronavírus e mais 28 pessoas foram dadas como recuperadas da infeção nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde

19h34 - Moratórias. Aprovada na especialidade isenção do Imposto do Selo

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram hoje na especialidade uma proposta de lei que prevê uma isenção do Imposto do Selo sobre as reestruturações ou refinanciamento de dívidas em moratória, passando a incluir particulares e IPSS

19h22 - "Pandemia ainda não terminou"

Por isso, sublinhou o Presidente da República há globalmente "um atraso na recuperação económica", ainda assim Marcelo não prevê um agravamento da Covid-19 em Portugal.

"Estava a ler hoje os mais recentes relatórios sobre a pandemia ainda na Europa, nalguns países bem conhecidos da Europa, novamente a pedirem mais confinamentos, mas sobretudo noutros continentes: África, América Latina e mesmo a Ásia. O que significa que a recuperação económica e social está um pouco atrasada, será mais lenta e mais difícil"

18h55 - Marrocos lança certificado

Apesar dos protestos, o país lançou hoje o certificado de vacina anti-Covid-19, tornando-se o primeiro país do Magrebe a aprovar a medida, cuja obrigatoriedade de acesso aos espaços públicos tem gerado protestos nas redes sociais do país. O documento será necessário em locais fechados, estabelecimentos hoteleiros e turísticos, restaurantes, cafés, lojas, pavilhões desportivos e espaços públicos, semipúblicos e privados. O certificado será ainda necessário para sair de Marrocos ou para viajar entre os municípios e províncias do país.

18h48 - Madeira sinalizou 11 novos casos nas últimas 24 horas

Autoridades madeirenses identificaram 11 novos casos nas últimas 24 horas, reportando 81 situações ativas e seis pessoas hospitalizadas, segundo o boletim epidemiológico da região divulgado hoje

18h31 - Maioria dos juízes exerceu funções em teletrabalho no primeiro confinamento

Um estudo do Observatório Permanente da Justiça, hoje divulgado, revela que 84% dos juízes e 67,4% dos magistrados do Ministério Público exerceram as suas funções maioritária ou exclusivamente em regime de teletrabalho no primeiro confinamento - entre 19 de março e 30 de abril de 2020. Significativamente mais baixa é a percentagem (16,2%) de oficiais de justiça que exerceu funções maioritária ou exclusivamente em teletrabalho durante esse período

17h41 - OMS. Mortes podem chegar a 10 milhões sem repartição de vacinas no mundo

Número de mortes pode chegar aos 10 milhões no próximo ano, "pelo que não vacinar o mundo seria um fracasso, algo contra os nossos interesses e a nossa segurança", declarou o embaixador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o financiamento sanitário mundial e ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown.

"Se os países mais ricos não conseguem mobilizar doses estão a cometer uma irresponsabilidade vergonhosa, podemos estar a perder a última oportunidade de salvar centenas de milhares de vidas"

17h32 - Espanha reporta mais 1.881 casos de Covid-19 e 20 mortes

A vizinha Espanha reporta esta quinta-feira mais 1.881 casos e mais 20 mortes provocadas pela Covid-19

17h16  - Itália com mais 36 mortes e 3.794 novos casos nas últimas horas

Acabam de ser divulgados os dados da Covid-19 nas últimas 24 horas em Itália, e que dão de mais 3.794 casos, 36 óbitos e 3.673 recuperados

17h03 - Centro de vacinação de Portalegre muda de local

O salão do quartel dos Bombeiros Voluntários de Portalegre vai passar a albergar o centro de vacinação Covid-19, após este serviço ter funcionado nos últimos meses no pavilhão municipal daquela cidade, foi hoje divulgado.

16h44 - Reino Unido reporta 52.009 novos casos. É o maior número desde julho

O Reino Unido 'bateu' nas últimas 24 horas um novo recorde diário de casos, ao reportar mais de 52 mil novas infeções  - o que não acontecia desde julho

16h12 - Pandemia matou entre 80 mil a 180 mil profissionais de saúde.

"É por isto que é essencial que os profissionais de saúde sejam vacinados prioritariamente. Os dados de 119 países mostram que, em média, dois profissionais de saúde em cada cinco no mundo estão inteiramente vacinados", declarou o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ao apresentar os dados

16h07 - SARS-CoV-2 pode ser sazonal

O vírus que provoca a Covid-19 pode ser sazonal e estar relacionado com as baixas temperaturas e humidade, indica um estudo hoje divulgado, que defende o reforço de medidas de higienização do ar para conter infeções

"A questão de saber se a Covid-19 é uma doença sazonal genuína torna-se cada vez mais central, com implicações para determinar medidas efetivas de intervenção", salientou Xavier Rodó, diretor do programa clima e saúde do ISGlobal e coordenador do estudo.

15h50 - Pandemia agrava-se na Europa de Leste com recordes na Ucrânia e Roménia
 
A pandemia de Covid-19 agrava-se hoje no leste da Europa, com a Roménia a tornar-se o país da UE com maior mortalidade, a Ucrânia a atingir recordes de infeções e a Letónia a decretar novo confinamento.

15h42 - Portugal reporta mais oito mortes e 865 novos casos

Portugal reportou, nas últimas 24 horas, mais oito  mortes e 865 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico, divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

Há mais 193 casos ativos - para um total de 30.561 -, mas também mais 664 recuperados - sendo agora 1.034.043 desde março de 2020. Contactos em vigilância são menos 124, num total de 20.577.

Quanto a internamentos, há 288 pessoas em unidades hospitalares devido à Covid-19 (mais duas), sendo que, destas, 58 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (o mesmo valor de ontem). 

15h00 - Consórcio Pfizer/BioNTech anuncia eficácia de 95,6% em vacina de reforço
 
Uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela aliança Pfizer/BioNTech é eficaz em 95,6% perante as formas sintomáticas da doença, segundo um estudo realizado pelos dois laboratórios, hoje publicado.

14h30 - Gaia cria novo centro de vacinação nas Devesas
 
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai criar um novo centro de vacinação nas Devesas, na central dos CTT, que substituirá a partir de 30 de outubro o Pavilhão das Pedras, anunciou hoje.

14h20 - Só uma em cada sete doses de vacinas foi entregue aos países pobres
 
Apenas uma em cada sete doses de vacinas da Covid-19 prometidas aos países mais pobres foi entregue, revela um relatório hoje publicado pela organização Aliança Vacinas do Povo, apelando a uma mudança de comportamento de Estados ricos e farmacêuticas.

13h59 - Vacinas? Eurodeputados pedem mais transparência.

Numa resolução aprovada com 458 a favor, 149 contra e 86 abstenções, o PE apela a uma legislação que torne o processo de investigação, aquisição e distribuição de vacinas da Covid-19 mais transparente.

Para os eurodeputados, os acordos de compra, preços e dados experimentais devem ser tornados públicos. E, para aumentar a transparência, o PE exige que a Comissão Europeia revele quem negoceia as compras de vacinas em seu nome.

13h54 - Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 26 novos casos positivos, sendo 25 em São Miguel e um no Faial, e foram registadas 13 recuperações, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional

13h51 - Golfe regressa a "níveis muito altos" de procura. A época alta de golfe no Algarve está com "níveis muito altos" de procura e há perspetivas de que possa prosseguir entre fevereiro e março, disse hoje à Lusa o presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes.

13h40 - Campanha de vacinação na Guiné-Bissau visa atingir mais de 680 mil pessoas e vai custar cerca de 826 mil euros, segundo dados disponibilizados hoje pela alta comissária para a covid-19, Magda Robalo

13h24 - EMA prevê recomendação sobre vacina abaixo dos 11 anos até ao final do ano.  A decisão da Agência Europeia do Medicamento (EMA) sobre a administração da vacina da Pfizer/BioNTech em crianças entre os 5 e os 11 anos apenas deve ser conhecida no final do ano

"A proposta assenta numa dose três vezes mais baixa do que a dose aprovada para adultos. O calendário proposto para esta administração é de manter as duas doses separadas por pelo menos três semanas. A nossa recomendação é esperada dentro de dois meses, mas informação ou análise suplementar poderá ser necessária", afirmou o responsável da instituição para a Estratégia de Ameaças Biológicas para a Saúde e Vacinas, Marco Cavaleri.

13h05 - Sublinhagem da variante Delta sem tendência crescente em Portugal
 
O investigador do Instituto Nacional de Saúde (INSA) João Paulo Gomes afirmou hoje que a nova sublinhagem da variante Delta do vírus SARS-CoV-2 não tem tendência crescente em Portugal nem há provas de que afete a eficácia das vacinas.

12h50 - Pandemia já matou quase 4,92 milhões pessoas em todo o mundo
 
A pandemia de Covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.919.395 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

12h18 - China cancela centenas de voos domésticos após dezenas de casos
 
A China cancelou hoje centenas de voos, encerrou escolas e intensificou os testes em algumas áreas, após ter descoberto surtos de Covid-19 ligados a um grupo de turistas.

11h52 - Dez dias encerrados. Novos recordes na Rússia fazem Moscovo tomar medidas

Moscovo ordenou o encerramento de todos os serviços não essenciais por um período de 10 dias, a partir de 28 de outubro, devido ao contínuo aumento do número de casos de Covid-19.

"Neste período, todas as empresas e organizações de Moscovo devem parar", indicou o presidente da Câmara, Serguei Sobianine, especificando que os locais de venda de medicamentos, de produtos alimentares e de primeira necessidade estão isentos desta medida.

11h50 - Aulas em Macau recomeçam na segunda-feira
 
Macau anunciou hoje que as aulas vão recomeçar a partir de segunda-feira, depois de terem sido encerradas em 25 de setembro, dia em que o território registou dois casos positivos de Covid-19 em funcionários de um hotel para quarentenas.

11h21 - África com mais 251 mortes e 4.549 novos casos nas últimas 24 horas
 
África registou mais 251 mortes associadas ao novo coronavírus nas últimas 24 horas, num total de 216.264 desde o início da pandemia, que já infetou 8.450.464 pessoas na região, segundo os dados oficiais hoje divulgados.

11h08 - Rússia volta a quebrar recorde de casos e mortes

A Rússia registou, nas últimas 24 horas, 1.036 mortes e 36.339 casos de Covid-19, voltando assim a estabelecer novo recorde de casos e óbitos diários relacionados com a doença.

Os dados surgem nove dias antes de uma semana de férias pagas em todo o país, planeada para conter a disseminação da pandemia. O presidente Vladimir Putin autorizou mesmo os líderes regionais a estenderem esse período além da data final (7 de novembro) caso o número de casos não diminua.

10h00 - Rússia também regista casos da subvariante da Delta

A Rússia relatou algumas infeções com a subvariante da Delta, considerada mais contagiosa, anunciou a agência de notícias RIA esta quinta-feira.

A notícia surge numa altura em que o país tem superado recordes de novos casos e mortes por Covid-19 diariamente e gera o receio de que esses números possam aumentar ainda mais.

9h50 - Treinador do Bayern Munique testou positivo à Covid-19

Julian Nagelsmann testou positivo à Covid-19 esta quinta-feira, depois de nas últimas horas ter tido sintomas gripais que fizeram, aliás, com que não estivesse presente na vitória do Bayern Munique na visita ao Benfica (4-0), registada na noite de ontem. 

9h25 - Apple obrigará trabalhadores sem vacina a fazerem testes

A Apple exigirá testes a todos os trabalhadores que não estejam vacinados contra a Covid-19 sempre que queiram entrar nos escritórios da empresa, diz a Bloomberg.

8h20 - Ucrânia bate recorde de casos e mortes por Covid

A Ucrânia registou, no último dia, 22.415 novos casos de Covid-19, um recorde que ultrapassa as 20.341 infeções diagnosticadas a 3 de abril deste ano, de acordo com o ministério da Saúde. Foram também contabilizadas 546 novas mortes (o número mais alto registado tinha sido de 538, a 19 de outubro).

7h53 - Medicamento para o colesterol pode ser chave para tratar Covid-19?

As esperanças de alguns cientistas viram-se agora para um medicamento usado no tratamento do colesterol. Um ensaio clínico levado a cabo por investigadores da Suécia e Austrália em quase um milhão de pessoas para estudar a relação entre o medicamento e a mortalidade por Covid-19 descobriu que o uso de estatinas pode trazer benefícios.

7h45 - China deteta 13 casos locais e oito importados no último dia
 
A China detetou 21 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, 13 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

7h40 - Nova vaga alastra na Europa sobretudo em regiões com menos vacinação
 
Uma nova vaga de Covid-19 está a ganhar terreno em toda a Europa, atingindo sobretudo os países com taxas de vacinação baixas, mas também os jovens, e obrigando os governos a reimpor restrições.

7h32 - Mais 67 mortes e 16 mil casos de Covid-19 na Alemanha

A Alemanha registou 67 mortes e 16.077 novas infecções por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Robert Koch. No total, a Alemanha soma 4.417.708 contágios e 94.875 vítimas mortais desde o início da pandemia.

7h25 - Índia atinge mil milhões de doses administradas da vacina
 
A Índia administrou até hoje mil milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, anunciou o Ministério da Saúde indiano, seis meses depois de um surto que quase levou ao colapso do sistema de saúde.

7h18 - Emitidos mais de 8,7 milhões certificados de vacinação em Portugal
 
Mais de 8,7 milhões certificados digitais de vacinação, testagem e recuperação da Covid-19 foram emitidos em quatro meses pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), avançou à Lusa o presidente desta entidade.

7h15 - Subvariante da Delta identificada em Israel (em Portugal há nove casos)
 
O Governo israelita revelou hoje que foi detetado neste país um primeiro caso da nova variante AY4.2 do coronavírus da Covid-19, subvariante da variante Delta, já identificada em vários países europeus, incluindo Portugal e Reino Unido.

7h10 - Serviços Partilhados são "orgulhoso" sistema nervoso central da vacinação
 
O presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde considera que a Covid-19 obrigou a entidade reinventar-se e colocou à prova as ferramentas que já existiam, para realizar uma vacinação sem precedentes e responder à procura exponencial do SNS24.

7h05 - Linha de Aconselhamento Psicológico recebeu 112 mil chamadas
 
A Linha de Aconselhamento Psicológico recebeu 112 mil chamadas desde que foi criada no início da pandemia de Covid-19, avançou à Lusa o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, considerando que a sua abertura "foi crucial" naquele momento.

7h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que acompanhe todas as notícias relacionadas com a Covid-19. Para recordar as notícias de ontem, clique aqui

Leia Também: AO MINUTO: FDA estende reforço de vacinas. Checos com novas medidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório