Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

FDA autoriza reforço da Moderna, da Janssen e combinação de vacinas

A decisão do regulador do medicamento norte-americano dá o mote à expansão da campanha de reforço nos Estados Unidos.

FDA autoriza reforço da Moderna, da Janssen e combinação de vacinas
Notícias ao Minuto

23:15 - 20/10/21 por Sara Gouveia

Mundo EUA

A Food and Drug Administration (FDA) assinou, esta quarta-feira, a autorização para estender as doses de reforço da vacina contra a Covid-19, nos Estados Unidos, a quem tenha sido imunizado com a vacina Moderna ou Janssen (da Johnson & Johnson).

Segundo a autoridade do medicamento norte-americana, citada pela Associated Press, qualquer pessoa elegível para uma dose extra pode escolher tomar uma marca diferente da que receberam inicialmente.

Esta decisão marca o início da expansão de doses de reforço no país, depois de o mês passado já terem começado a ser administradas doses extra da Pfizer.

O Centro para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) vai consultar, no entanto, um painel de especialistas, no fim desta semana, antes de finalizar as recomendações oficiais para articular quem deve receber reforços e em que momento.

Especificamente, a FDA autorizou uma terceira injeção da Moderna para pessoas com mais de 65 e quem seja considerado de alto risco por doença, emprego ou condições de vida - seis meses após a última injeção. Mas neste caso, o reforço será metade da dose usada para as duas primeiras injeções, com base em dados da farmacêutica que mostram ser suficiente para aumentar a imunidade novamente, mas poderá ser da Johnson & Johnson ou Pfizer.

No caso da vacina unidose da Janssen, todos os norte-americanos devem receber uma segunda dose (quer da Moderna, quer da Pfizer) pelo menos dois meses após a vacinação inicial.

Leia Também: AstraZeneca pede à FDA para autorizar tratamento inédito com anticorpos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório