Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 14º

Edição

Medicamento para o colesterol pode ser chave para tratar Covid-19?

Um novo estudo dá conta que a utilização de estatinas pode estar associada a uma diminuição do risco de morte por SARS-CoV-2.

Medicamento para o colesterol pode ser chave para tratar Covid-19?

As esperanças de alguns cientistas viram-se agora para um medicamento usado no tratamento do colesterol. Um ensaio clínico levado a cabo por investigadores da Suécia e Austrália em quase um milhão de pessoas para estudar a relação entre o medicamento e a mortalidade por Covid-19 descobriu que o uso de estatinas pode trazer benefícios.

O estudo, divulgado na revista PLOS Medicine, concluiu que a utilização de estatinas diminui ligeiramente o risco de morte por SARS-CoV-2. "Os resultados estão de acordo com as nossas suspeitas e alguns estudos anteriores mostraram resultados semelhantes", afirma Rita Bergqvist, co-autora do estudo e estudante de medicina no Karolinska Institutet, em Solna, na Suécia, ao Medical News Today.

O relatório foi baseado em informações dos registos de medicação prescrita e de mortalidade suecos. A equipa de investigação analisou dados de indivíduos com 45 anos ou mais que residem em Estocolmo. No total, foram recolhidos e monitorizados dados até 11 de novembro de 2020.

À luz dos dados recolhidos, dos 2.545 indivíduos analisados que vieram a por morrer devido à Covid-19, 765 tomavam estatinas, ao contrário de outras 1780 indivíduos. Quer isto dizer que 0,5% das pessoas que tomaram estatinas e 0,2% dos que não o fizeram morreram de Covid-19.

Leia Também: Cerca de 42% dos recuperados com sintomas de stress pós-traumático

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório