Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Estátua de Thomas Jefferson retirada do concelho municipal de Nova Iorque

A autarquia de Nova Iorque aprovou na segunda-feira a retirada da estátua de Thomas Jefferson (1743-1826) da sala do Conselho Municipal devido ao passado esclavagista do terceiro presidente dos Estados Unidos.

Estátua de Thomas Jefferson retirada do concelho municipal de Nova Iorque
Notícias ao Minuto

08:30 - 19/10/21 por Lusa

Mundo Nova Iorque

A comissão municipal aprovou por unanimidade a retirada da estátua de Jefferson que se encontra no edifício desde o princípio do século XX.

Thomas Jefferson, um dos autores da Declaração de Independência dos Estados Unidos (4 de julho de 1776) e mais tarde terceiro presidente dos Estados Unidos (1801-1809), era proprietário de uma plantação na Virgínia com mais de 600 escravos.

O processo sobre a retirada da estátua prolongava-se há vários anos e tinha sido iniciado por conselheiros municipais de origem sul-americana e africana.

A escultura deve ser colocada numa sala da Sociedade Histórica da cidade de Nova Iorque. 

"Jefferson representa alguma das páginas mais vergonhosas da longa história do nosso país", disse a afro-americana Adrianne Adams, conselheira municipal de Nova Iorque.

O debate sobre a presença da estátua de Jefferson na sala do Conselho Municipal de Nova Iorque foi relançado pelo movimento social e político Black Lives Matter que surgiu na sequência da morte de George Floyd, assassinado por asfixia por um polícia, em Minneapolis, em 2020. 

Leia Também: Removido último monumento confederado em Richmond

Recomendados para si

;
Campo obrigatório