Abriu-se, durante a tarde desta sexta-feira, uma nova boca no sudeste do cone do vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção no passado dia 19 de setembro na ilha de La Palma, em Espanha, avança o El Mundo. Esta 'abertura' está a emitir cinzas e piroclastos de diferentes tamanhos.
Recorde-se que a lava do Cumbre Vieja já afetou uma área de 674 hectares. Ontem, o avanço da lava obrigou à retirada de 300 habitantes das povoações de La Laguna e Tazacorte.
O último relatório de situação do Departamento de Segurança Nacional espanhola (DSN), publicado esta sexta-feira às 06h00, observa que a erupção continua a comportar-se como um mecanismo estromboliano: com fases explosivas e efusivas.
A qualidade do ar é "razoavelmente boa" e até agora o aeroporto de La Palma permanece aberto e operacional. Já a atividade sísmica na região continua intensa e já hoje foi registado um sismo de 4,5 (magnitude igual à do maior registado desde o início da erupção).
Uma imagem publicada no Twitter da World Meteorological Organization (WMO) e repartilhada na página da Copernicus, o programa de observação do Planeta Terra pertencente à União Europeia, mostra duas 'vagas' de emissões de dióxido de enxofre: uma que já chegou à Península Ibérica (especialmente a Portugal) e outra a África.
The latest image of sulphur dioxide emissions from #lapalmaerupción detected Oct. 14 by #Copernicus #Sentinel5p shows two plumes towards #Africa and Iberian Peninsula. #AirQuality
— World Meteorological Organization (@WMO) October 15, 2021
Via @PlatformAdam pic.twitter.com/AMJMREWylx
Leia Também: Ruas de La Palma cobertas de cinzas vulcânicas. Parecem dunas