Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Ruas de La Palma cobertas de cinzas vulcânicas. Parecem dunas

Imagens mostram amontoados de cinzas nas ruas da ilha espanhola afetada pela erupção do vulcão Cumbre Vieja.

Notícias ao Minuto

09:45 - 15/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Canárias

A paisagem na região afetada pelo vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, mudou, ora pela destruição causada ora pela quantidade de cinzas vulcânicas que se está a amontoar nas ruas. 

No vídeo da galeria acima pode ver-se imagens das ruas de Las Manchas, nos municípios de El Paso e Los Llanos de Aridane, completamente cobertas de cinzas vulcânicas, parecendo tratarem-se de dunas. 

As autoridades aconselham a população a não limpar as cinzas vulcânicas com água de modo a evitar bloquear o sistema de esgotos. As cinzas devem ser varridas, utilizando uma máscara e óculos de proteção. 

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no passado dia 19 de setembro e já afetou uma área de 674 hectares, de acordo com os dados atualizados esta sexta-feira. Ontem, o Avanço da lava obrigou à retirada de 300 habitantes das povoações de La Laguna e Tazacorte. No total, mais de 6 mil pessoas foram retiradas das suas casas, muitas das quais perderam tudo o que tinham. A atividade sísmica na região continua intensa e já hoje foi registado um sismo de 4,5 (magnitude igual à do maior registado desde o início da erupção). 

Leia Também: Avanço da lava de vulcão em La Palma obriga à retirada de 300 habitantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório