A paisagem na região afetada pelo vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, mudou, ora pela destruição causada ora pela quantidade de cinzas vulcânicas que se está a amontoar nas ruas.
No vídeo da galeria acima pode ver-se imagens das ruas de Las Manchas, nos municípios de El Paso e Los Llanos de Aridane, completamente cobertas de cinzas vulcânicas, parecendo tratarem-se de dunas.
As autoridades aconselham a população a não limpar as cinzas vulcânicas com água de modo a evitar bloquear o sistema de esgotos. As cinzas devem ser varridas, utilizando uma máscara e óculos de proteção.
🟢 Recomendaciones para recoger las cenizas volcánicas
— Cabildo de La Palma (@CabLaPalma) October 14, 2021
️ No limpiar con agua para evitar bloquear alcantarillado.
️ Retíralas barriendo con mascarilla protectoras anti-polvo y gafas.
️ Ponlas en una bolsa plástica cerrada y deposítalas en las bandejas habilitadas.
🧵
O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no passado dia 19 de setembro e já afetou uma área de 674 hectares, de acordo com os dados atualizados esta sexta-feira. Ontem, o Avanço da lava obrigou à retirada de 300 habitantes das povoações de La Laguna e Tazacorte. No total, mais de 6 mil pessoas foram retiradas das suas casas, muitas das quais perderam tudo o que tinham. A atividade sísmica na região continua intensa e já hoje foi registado um sismo de 4,5 (magnitude igual à do maior registado desde o início da erupção).
Leia Também: Avanço da lava de vulcão em La Palma obriga à retirada de 300 habitantes