Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

La Palma. Drones levam água e comida a animais encurralados pela lava

As autoridades locais já emitiram um agradecimento pelo "trabalho desinteressado".

La Palma. Drones levam água e comida a animais encurralados pela lava
Notícias ao Minuto

17:40 - 13/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Vulcão

Vários operadores de drones particulares estão a vigiar as zonas interditadas pela lava, em La Palma, para identificar animais vivos e alimentá-los até poderem ser resgatados por associações.

O bairro de Todoque, naquela ilha da província de Santa Cruz de Tenerife, foi muito impactado pela erupção do vulcão, tornando alguns acessos impossíveis, tanto por terra - muitas das estradas foram arrasadas pela lava - como por ar, por causa das explosões, das cinzas e dos piroclastos.

Assim sendo, duas empresas - Volcanic Life e a Ticom Soluciones - colocaram mãos à obra e estão há várias dias a levar água e comida a cães que se encontrem encurralados entre as vagas de lava.

As autoridades locais já emitiram um agradecimento pelo "trabalho desinteressado", que inclui a busca não só de cães, mas também de gatos, patos, galinhas, etc.

A associação de proteção de animais UPA LA Palma está a acompanhar os resgates dos animais, reconhecendo, porém, que é uma tarefa complicada. "Só resta esperar que a lava não avance naquela zona e que os possamos tirar mais adiante", indicaram, através das redes sociais.

Sublinhe-se que a lava do vulcão de La Palma ocupa atualmente 656 hectares e já afetou mais de 1.500 construções naquela ilha do arquipélago das Canárias, onde têm sido registados dezenas de terramotos.

A lava continua a fluir a partir do último caudal de lava aberto a norte do vulcão principal, que até agora destruiu uma zona industrial em Los Llanos e forçou a retirada de 800 pessoas em La Laguna. O último relatório do Departamento de Segurança Nacional espanhol (DSN) indica que o fluxo de lava está a mudar nas últimas horas em consequência da derrocada do cone do vulcão, que ocorreu no sábado passado.

Leia Também: La Palma. Nuvem de dióxido de enxofre de vulcão atinge Península Ibérica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório