Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

República Checa. Coligação de centro-direita derrota PM Babis

A coligação opositora de centro-direita SPOLU deverá vencer hoje as eleições legislativas da República Checa, derrotando o partido do atual primeiro-ministro populista Andrej Babis (ANO), que era apontado como o principal favorito à vitória.

República Checa. Coligação de centro-direita derrota PM Babis
Notícias ao Minuto

19:34 - 09/10/21 por Lusa

Mundo República Checa

Segundo a agência AFP, a vitória do partido SPOLU é garantida, numa altura em que está praticamente terminado o escrutínio dos votos, não avançando, contudo, com resultados.

No entanto, pelas 19:15 locais (18:15 em Lisboa), a agência Efe dava conta que a SPOLU tinha superado o ANO, obtendo 27,7 contra os 27,1% do partido de Andrej Babis.

A oposição conseguiu uma inesperada reviravolta nas últimas horas da contagem, uma vez que o ANO chegou a ser considerado pelos observadores locais como o vencedor virtual durante grande parte da tarde de hoje, depois do encerramento das urnas.

Babis, que partia como favorito, foi referenciado esta semana na investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas 'Pandora Papers', segundo a qual investiu 16 milhões de euros em imóveis no sul de França através de empresas em paraísos fiscais.

O magnata, um dos homens mais ricos do país, declarou que só se manterá na política checa se conseguir uma coligação para formar governo.

Leia Também: República Checa. Partido de Babis à frente, sem maioria no parlamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório