Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

República Checa. Partido de Babis à frente, sem maioria no parlamento

Os resultados preliminares das eleições na República Checa apontam para a vitória do partido ANO, do primeiro-ministro populista Andrej Babis, sem, contudo, conseguir a maioria no parlamento.

República Checa. Partido de Babis à frente, sem maioria no parlamento
Notícias ao Minuto

18:29 - 09/10/21 por Lusa

Mundo República Checa

Quando estão contabilizados 85% dos votos das eleições que decorreram sexta-feira e hoje na República Checa, o partido de Babis conta com 28,3%, seguido da coligação de centro-direita SPOLU ("Juntos"), com 26,3%, e da aliança de centro-esquerda, com 14,8%.

Na contagem feita até agora, um quarto partido entraria no parlamento, o ultranacionalista SPD, com 10% dos votos, deixando de fora os social-democratas do CSSD, com 4,7%, e os comunistas do KSCM, com 3,8%.

O líder do partido social-democrata, até aqui no governo, Jan Hamacek, deu por adquirido que o CSSD não terá representação parlamentar.

Com este resultado, a distribuição de lugares no parlamento favorecerá a oposição, que obteria 104 lugares, admitindo-se que possa ainda aumentar a diferença a favor da SPOLU, liderada pelo Partido Democrático Cidadão (ODS).

Babis, que partia como favorito, foi referenciado esta semana na investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas 'Pandora Papers', segundo a qual investiu 16 milhões de euros em imóveis no sul de França através de empresas em paraísos fiscais.

O magnata, um dos homens mais ricos do país, declarou que só se manterá na política checa se conseguir uma coligação para formar governo.

Leia Também: Terminaram eleições checas e resultados são esperados à noite

Recomendados para si

;
Campo obrigatório