Síria: Interpol levanta restrições sobre troca de informações

A Organização Internacional de Polícia Criminal -- Interpol reconheceu hoje ter reintegrado a Síria no seu sistema de troca de informações, após uma suspensão decidida em 2012 no contexto de sanções internacionais contra o regime de Bashar al-Assad.

Síria Deraa

© Getty Images

Lusa
07/10/2021 17:13 ‧ 07/10/2021 por Lusa

Mundo

Síria

"Em linha com as recomendações do secretariado geral, o comité executivo da Interpol decidiu levantar as medidas corretivas aplicadas à Síria", indicou a organização num comunicado dirigido à agência France-Presse depois de questionada sobre o assunto.

As "medidas corretivas" aplicadas ao Gabinete Central Nacional (NCB) da Interpol na Síria desde 2012 incluíam a suspensão dos direitos de acesso ao sistema de troca de informações aberto a todos os Estados membros, segundo o comunicado do secretariado geral da organização, sedeada em Lyon (França).

Desde 2012, "apenas o secretariado geral da Interpol recebia as comunicações provenientes da Síria, que só eram transferidas para os destinatários pretendidos se respeitassem as regras da Interpol", segundo a mesma fonte.

O comunicado precisa que "a recomendação de levantar as medidas corretivas foi feita após um acompanhamento das mensagens do NCB de Damasco" e que agora o gabinete na Síria "pode enviar e receber diretamente mensagens dos outros países membros".

Questionado pela AFP, um porta-voz da Interpol não quis dar mais pormenores sobre o que levou ao levantamento das restrições, nem sobre a data da decisão.

A porta-voz do Quai d'Orsay, por seu turno, reafirmou a posição de Paris em relação ao regime de Bashar al-Assad: "Enquanto o regime sírio continuar a alimentar a instabilidade, a crise humanitária e o risco terrorista, a França continuará a opor-se à normalização das relações com Damasco e a qualquer alívio do sistema de sanções".

"Expressaremos esta posição na próxima Assembleia-Geral da Interpol" de 23 a 25 de novembro, adiantou.

Leia Também: Síria: Mais de 3 milhões de pessoas em risco por falta de acesso a água

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas