Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

EUA. Milionário canadiano acusado de agressões sexuais aceita extradição

O milionário canadiano e antigo magnata da moda Peter Nygard, acusado de agressões sexuais a dezenas de mulheres, algumas menores, aceitou ser extraditado para os Estados Unidos, anunciou hoje um tribunal do Canadá.

EUA. Milionário canadiano acusado de agressões sexuais aceita extradição
Notícias ao Minuto

16:36 - 01/10/21 por Lusa

Mundo EUA

Na prisão desde dezembro de 2020, Nygard, 80 anos, compareceu hoje através de videoconferência num tribunal de Manitoba, no estado de Winnipeg (centro do Canadá), e a acusação explicou que o magnata aceitou a extradição.

"O processo pode agora avançar para que possa ser julgado nos Estados Unidos. Agora terá a oportunidade de apresentar a sua defesa e contestar a veracidade das provas que foram apresentadas contra ele", afirmou Brian Greenspan, um dos advogados da defesa, realçando que Nygard reclamou sempre "inocência".

O empresário não será transferido imediatamente para os Estados Unidos, pois o ministro da Justiça canadiano ainda não aprovou a extradição para que possa entrar em vigor.

Sobre Nygard pendem nove acusações, incluindo extorsão e tráfico sexual, que envolvem dezenas de vítimas, indica o Ministério Público.

Os atos de que é acusado ocorreram entre 1990 e 2020. 

Durante este período, o arguido e os seus supostos cúmplices, incluindo funcionários do seu grupo, terão alegadamente "utilizado a força, a fraude e a coerção para cometer crimes sexuais contra mulheres e menores", lê-se no auto.

Na parte da manhã, durante a audiência, a polícia de Toronto anunciou num comunicado ter emitido um mandado de prisão contra Nygard devido a seis acusações de agressão sexual e três de sequestro, factos que, indicou, terão ocorrido entre 1987 e 2006.

Durante anos, o empresário, um imigrante finlandês que chegou ao Canadá com 10 anos, tem gostado de contar sua incrível ascensão: do nada, construiu um império da moda em Winnipeg, no centro do país, tinha um jato particular com o seu nome em letras maiúsculas e propriedades luxuosas, incluindo uma enorme propriedade nas Bahamas.

Nygard gostava de se apresentar como 'playboy' e posar de camisa aberta, cabelos à altura dos ombros e um grande sorriso em todas as circunstâncias.

Leia Também: Canadá concede asilo a quatro pessoas que esconderam Snowden em Hong Kong

Recomendados para si

;
Campo obrigatório