Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Alemanha: SPD projeta cenários de coligação na sede em Berlim

A ligeira vantagem dos sociais-democratas alemães numa projeção interna do SPD provocou o aplauso entre os militantes reunidos nos jardins da sede do partido, em Berlim.

Alemanha: SPD projeta cenários de coligação na sede em Berlim
Notícias ao Minuto

20:56 - 26/09/21 por Lusa

Mundo Eleições

O SPD mantém-se à frente, seguido de perto pelos democratas cristãos e, como era previsível, a noite eleitoral dá início à aritmética para uma eventual coligação capaz de formar governo.

Uma contagem divulgada pelo partido social-democrata às 21:30 (20:30 em Lisboa) indica que o SPD e a aliança conservadora CDU/CSU podem conseguir, em conjunto, neste momento, um total de 408 lugares no Bundestag.

Outro cenário mostra que, de acordo com os votos contados, os sociais-democratas e os Verdes somam 322 lugares no Parlamento.

Ao contrário, a CDU/CSU com os Verdes não passam dos 310 deputados no parlamento.

Com todos os cenários em aberto a esta hora, a mesma projeção partidária mostra que o SPD, os Verdes e os liberais do FDP conseguem em conjunto 417 parlamentares.

O SPD, os Verdes e o Die Linke (Esquerda) atingem, em conjunto, os 362 deputados.

Por outro lado, a aliança conservadora em conjunto com Verdes e FDP ficam nos 405 deputados.

Atualmente o Parlamento Federal alemão tem 709 deputados, tratando-se do segundo maior órgão legislativo do mundo, a seguir à Assembleia Nacional Popular da República Popular da China, em número de representantes.

A contagem e a apresentação de cenários é provisória e apresentada, na sede do SPD, com base nos resultados apurados a esta hora.

Por outro lado, democratas cristãos e sociais-democratas concordam que o governo tem de ser formado "antes do Natal".

"A Alemanha tem a presidência do G7 em 2022", notou esta noite o líder dos conservadores, Armin Laschet.

"Nós devemos fazer tudo para que tudo seja resolvido antes do Natal", afirmou o líder social-democrata, Olaf Scholz, em declarações aos jornalistas.

"Pensava que 'isto' ia ser mais rápido, longa vai ser noite", desabafou um militante do SPD sentado frente a um ecrã de televisão do jardim da Willie Brandt Hau, a sede do partido, em Berlim.

Leia Também: Alemanha: Scholz fala de "grande sucesso" e apresenta-se como chanceler

Recomendados para si

;
Campo obrigatório