Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Casa escapa 'por milagre' a lava do vulcão Cumbre Vieja nas Canárias

Imagem, captada pelo fotógrafo Alfonso Escalero, foi divulgada no Twitter e é já considerada "histórica". 

Casa escapa 'por milagre' a lava do vulcão Cumbre Vieja nas Canárias
Notícias ao Minuto

23:33 - 23/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Canárias

Uma casa escapou por milagre à lava do vulcão Cumbre Vieja que entrou em erupção no passado domingo na ilha de La Palma, nas Canárias, em Espanha. A imagem, captada pelo fotógrafo Alfonso Escalero, foi divulgada no Twitter e é já considerada "histórica". 

A habitação fica num pequeno pedaço de terreno ainda verde, enquanto tudo à sua volta está negro, queimado pela devastadora passagem da lava. 

De recordar que Sebastián Franquis, o responsável pelas Obras Públicas, Transportes e Habitação das Canárias, anunciou, esta quinta-feira, que o seu departamento está a gerir a aquisição de um total de 280 casas de nova construção que já estejam terminadas ou quase finalizadas. 

A medida foi tomada para fazer face à "emergência habitacional" causada pela erupção do vulcão Cumbre Vieja, que já dizimou 350 edifícios desde domingo e desalojou centenas de pessoas. 

Devido ao vulcão Cumbre Vieja, as autoridades preveem retirar das zonas mais expostas até cerca de 10 mil pessoas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias e encontra-se a 460 quilómetros da ilha portuguesa da Madeira.

A anterior erupção em La Palma ocorreu em 1971, em Teneguía, no sul da ilha, e durou 24 dias. A erupção atual poderá prolongar-se até 84 dias, de acordo com o Instituto Volcanológico das Canárias. 

Esta quinta-feira, o espaço aéreo na zona do vulcão foi restringida para facilitar o funcionamento dos serviços de emergência. A medida visa apenas evitar que drones e meios da comunicação social sobrevoem  o local, pelo que não tem impacto na aviação comercial. 

Leia Também: Astronauta regista erupção do vulcão de La Palma visto do Espaço

Recomendados para si

;
Campo obrigatório