Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Vizinha Espanha também a braços com chuva intensa e inundações

Região de Huelva foi também afetada pelo mau tempo que, esta quinta-feira, obrigou ao corte de estradas em Vila Real de Santo António, no Algarve.

Notícias ao Minuto

13:25 - 23/09/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Mau tempo

A chuva intensa que esta manhã causou inundações em Vila Real de Santo António, no Algarve, afetou também a região de Huelva, em Espanha. 

No vídeo acima pode ver carros submersos na localidade de Lepe. 

As autoridades registaram mais de 600 chamadas para ocorrências na Andaluzia, sobretudo na costa de Huelva. Devido ao mau tempo, foi ativado o plano 1 do plano de emergências para o risco de inundações. 

De acordo com a imprensa, as localidades mais afetadas pela chuva intensa foram a Isla Cristina, Lepe e Ayamonte. 

Nas redes sociais, começam a surgir vídeos do impacto da chuva intensa que se fez sentir durante a manhã em Huelva. 

Por cá, a chuva intensa deixou as ruas de Vila Real de Santo António alagadas, vias cortadas e carros imobilizados na água, com moradores e comerciantes a tentar retirar água de casas e lojas. 

Em declarações à Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro adiantou que às 07:00 a estação meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou, numa hora, 42,1 milímetros de precipitação na cidade.

Segundo a mesma fonte, a zona urbana de Vila Real de Santo António foi a área mais atingida -- a par das localidades de Altura e Monte Gordo -, tendo sido registadas 41 ocorrências devido ao episódio de "precipitação intensa e localizada".

De acordo com o CDOS, este é o único concelho da região onde os efeitos do mau tempo são mais visíveis, embora todas as ocorrências estejam já em resolução e não haja registo de vítimas ou de consequências mais graves.

Leia Também: Chuva intensa causa inundações e corta vias em Vila Real de Santo António

Recomendados para si

;
Campo obrigatório