Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Dois homens acusados do homicídio da jornalista Lyra McKee em tribunal

Dois homens acusados do homicídio da jornalista Lyra McKee em 2019, baleando-a enquanto cobria tumultos em Londonderry, compareceram hoje em tribunal. 

Dois homens acusados do homicídio da jornalista Lyra McKee em tribunal
Notícias ao Minuto

13:36 - 17/09/21 por Lusa

Mundo Irlanda do Norte

Além de homicídio, Peter Géaroid Cavanagh, de 33 anos, e Jordan Devine, de 21 anos, também são acusados de porte de arma de fogo e munições, posse e arremesso de engenhos incendiários tipo 'cocktail molotov', fogo posto e desordem.

Os procuradores disseram que os dois arguidos teriam estado com o atirador que disparou o tiro fatal. 

Um juiz libertou os dois homens sob fiança até a próxima audiência, em 07 de outubro.

Um terceiro homem, Joe Campbell, de 20 anos, acusado de posse e arremesso de engenhos incendiários e desordem, compareceu por videoconferência.

Um quarto homem, de 19 anos, detido juntamente com estes três suspeitos na quarta-feira, foi libertado sem ser acusado.

McKee, de 29 anos, estava a observar os confrontos contra a polícia naquela cidade da Irlanda do Norte, também conhecida como Derry, quando foi atingida por tiros em 08 de abril de 2019. 

O Novo IRA (New Ira), um pequeno grupo paramilitar que se opõe ao processo de paz da Irlanda do Norte, disse que os seus membros dispararam contra McKee acidentalmente e que o alvo eram os agentes da polícia.

A investigação já tinha resultado na acusação por homicídio, em meados de fevereiro de 2020, de Paul McIntyre, de 53 anos, mas o advogado alegou que não foi ele quem disparou.

Em julho de 2020, um outro homem de 27 anos foi indiciado por violações da lei sobre armas de fogo.

A arma do crime foi encontrada e identificada em meados de junho de 2020.

McKee era uma jornalista influente, que escreveu sobre a sua experiência enquanto homossexual na Irlanda do Norte e as dificuldades da geração de "bebés do cessar-fogo", uma referência aos jovens que cresceram após o acordo de paz da Sexta-feira Santa de 1998, que encerrou três décadas de violência sectária.

Centenas de pessoas compareceram ao funeral de McKee, incluindo os primeiros-ministros do Reino Unido e da Irlanda e líderes políticos das comunidades protestantes e católicas da Irlanda do Norte. 

A sua morte ajudou a impulsionar um esforço bem-sucedido para fazer com que políticos rivais formassem uma coligação para restaurar o Governo regional da Irlanda do Norte, inexistente desde as eleições de 2017 por falta de entendimento entre o Partido Democrata Unionista [DUP] e o Sinn Féin.

Leia Também: Mais quatro detenções no âmbito de homicídio de jornalista irlandesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório