Mais quatro detenções no âmbito de homicídio de jornalista irlandesa

Lyra McKee, de 29 anos de idade, uma promissora jornalista irlandesa, foi baleada mortalmente quando cobria motins, a 18 de abril de 2019.

Lyra McKee

© Niall Carson/PA Images via Getty Images

Notícias ao Minuto
15/09/2021 15:49 ‧ 15/09/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Irlanda do Norte

As autoridades da Irlanda do Norte anunciaram a detenção de quatro homens no âmbito da investigação ao homicídio da jornalista Lyra McKee, em 2019.

Os quatro suspeitos foram detidos esta quarta-feira de manhã à luz do Ato do Terrorismo de 2006 e estão agora a ser interrogados pela polícia de Belfast.

"Estas detenções são o culminar de uma investigação minuciosa de dois anos ao homicídio de Lyra e os eventos que o precederam. A comunidade local apoiou a polícia da Irlanda do Norte ao longo desta investigação e gostava de lhe agradecer o apoio", indicou Jason Murphy, responsável policial.

Recorde-se que já foi feita um detenção e acusação de uma pessoa com relação a esta caso. Paul McIntyre, de 53 anos de idade, nega a acusação de homicídio.

Lyra McKee, de 29 anos de idade, era uma promissora jornalista irlandesa e foi baleada mortalmente quando cobria os motins na zona de Creggan, a 18 de abril de 2019. A morte chocou o país e espoletou manifestações a apelar ao cessar dos diferendos entre partidos nacionalistas e unionistas.

O grupo dissidente republicano New IRA admitiu responsabilidade e pediu desculpa, indicando que o atirador estava a apontar para a polícia. Numa operação conjunta, as polícias dos dois lados da fronteira irlandesa invadiram propriedades e detiveram 10 suspeitos do grupo, em agosto de 2020.

Apesar do homicídio de McKee, o New IRA e outros grupos republicanos continuaram os ataques esporádicos e campanhas de intimidação.

Leia Também: Covid-19. 90% dos adultos na Irlanda estão agora totalmente vacinados

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas