Meteorologia

  • 27 SETEMBRO 2021
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 26º

Edição

Mais quatro detenções no âmbito de homicídio de jornalista irlandesa

Lyra McKee, de 29 anos de idade, uma promissora jornalista irlandesa, foi baleada mortalmente quando cobria motins, a 18 de abril de 2019.

Mais quatro detenções no âmbito de homicídio de jornalista irlandesa

As autoridades da Irlanda do Norte anunciaram a detenção de quatro homens no âmbito da investigação ao homicídio da jornalista Lyra McKee, em 2019.

Os quatro suspeitos foram detidos esta quarta-feira de manhã à luz do Ato do Terrorismo de 2006 e estão agora a ser interrogados pela polícia de Belfast.

"Estas detenções são o culminar de uma investigação minuciosa de dois anos ao homicídio de Lyra e os eventos que o precederam. A comunidade local apoiou a polícia da Irlanda do Norte ao longo desta investigação e gostava de lhe agradecer o apoio", indicou Jason Murphy, responsável policial.

Recorde-se que já foi feita um detenção e acusação de uma pessoa com relação a esta caso. Paul McIntyre, de 53 anos de idade, nega a acusação de homicídio.

Lyra McKee, de 29 anos de idade, era uma promissora jornalista irlandesa e foi baleada mortalmente quando cobria os motins na zona de Creggan, a 18 de abril de 2019. A morte chocou o país e espoletou manifestações a apelar ao cessar dos diferendos entre partidos nacionalistas e unionistas.

O grupo dissidente republicano New IRA admitiu responsabilidade e pediu desculpa, indicando que o atirador estava a apontar para a polícia. Numa operação conjunta, as polícias dos dois lados da fronteira irlandesa invadiram propriedades e detiveram 10 suspeitos do grupo, em agosto de 2020.

Apesar do homicídio de McKee, o New IRA e outros grupos republicanos continuaram os ataques esporádicos e campanhas de intimidação.

Leia Também: Covid-19. 90% dos adultos na Irlanda estão agora totalmente vacinados

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório