Austrália anuncia compra de 11 fragatas da classe Mogami ao Japão

A Austrália vai comprar 11 fragatas da classe Mogami construídas pelo grupo japonês Mitsubishi Heavy Industries (MHI) por 6 mil milhões de dólares norte-americanos (5,2 mil milhões de euros), anunciou hoje o ministro da Defesa australiano, Richard Marles.

IISS Shangri-La Dialogue defence summit


© Lusa

Lusa
05/08/2025 06:14 ‧ há 4 dias por Lusa

Mundo

Austrália

"Este é claramente o maior acordo de defesa-indústria já celebrado entre o Japão e a Austrália", sublinhou Marles numa conferência de imprensa em Camberra.

 

Para esta licitação, a MHI competiu com o grupo alemão ThyssenKrupp Marine Systems. Grupos espanhóis e sul-coreanos foram eliminados no início do processo.

Em 2023, a Austrália lançou uma grande reestruturação das suas forças armadas para dotá-las de capacidades de ataque de longo alcance.

As fragatas furtivas da classe Mogami, esperadas pela Austrália até 2030, destinam-se a substituir as fragatas envelhecidas da classe Anzac, que entraram em serviço na década de 1990.

As Mogami têm a capacidade de lançar mísseis de cruzeiro de longo alcance Tomahawk.

"A fragata da classe Mogami é a melhor fragata para a Austrália", afirmou Marles.

"É um navio de nova geração. É furtivo. Dispõe de um sistema de lançamento vertical de 32 células capaz de disparar mísseis de longo alcance", acrescentou.

"A aquisição destas fragatas furtivas tornará a nossa marinha maior e mais letal", congratulou-se.

Leia Também: "Salvar Gaza". Milhares manifestam-se na Austrália pela Palestina

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas