Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Macau quer "injetar novo dinamismo" em Hengqin

O chefe do Governo de Macau disse hoje que quer "injetar um novo dinamismo na promoção da prosperidade e estabilidade" do território "a longo prazo", através do projeto de cooperação em Hengqin.

Macau quer "injetar novo dinamismo" em Hengqin
Notícias ao Minuto

08:24 - 17/09/21 por Lusa

Mundo Ho Iat Seng

Ho Iat Seng sublinhou que "o projeto geral já está definido e a sua implementação é imperiosa", prometendo "tirar o máximo partido das grandes oportunidades proporcionadas (...), de mãos dadas com o governo da província de Guangdong", para impulsionar a construção da zona de cooperação em Hengqin.

As declarações foram realizadas durante a cerimónia de inauguração das organizações administrativas da zona de cooperação aprofundada em Hengqin, uma ilha da cidade de Zhuhai, que Guangdong e Macau vão passar a gerir conjuntamente.

A circulação "mais livre" de pessoas, de capitais e de mercadorias será uma das "linhas mestras" para o sucesso económico na ilha que vai ser gerida com Guangdong, garantiu o Governo de Macau.

As autoridades defendem que a nova zona de cooperação na ilha de Hengqin - que tem uma área de 106 quilómetros quadrados, contra os atuais 32,9 de Macau -, vai ser essencial para combater a dependência da indústria do jogo, que atualmente representa 55,5% do PIB e 80% das receitas do território, prometendo a aposta no desenvolvimento de indústrias em áreas como saúde, financeira, tecnologia de ponta, turismo, cultural e desportiva.

O projeto está balizado em três fases de desenvolvimento, 2024, 2029 e 2035, importante para a constituição da região da Grande Baía, o projeto de Pequim de criar uma mega-metrópole mundial, onde vivem mais de 80 milhões de pessoas numa área que integra nove cidades da província de Guangdong e as regiões administrativas especiais chinesas de Macau e Hong Kong.

O novo modelo promete políticas de benefícios fiscais para atrair empresas e trabalhadores, zona aduaneira autónoma e porto franco para comércio internacional.

A comissão de gestão da zona de cooperação na ilha de Hengqin será liderada pelo governador da província de Guangdong e pelo chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).

Mantém-se uma das promessas que ficou desde que começaram os esforços de cooperação com Guangdong em Hengqin: apoio à extensão do metro ligeiro de Macau à zona de cooperação e à ligação com a rede ferroviária urbana de Zhuhai, com vista à integração na rede ferroviária da China, tal como ao impulso de projetos ferroviários de alta velocidade Cantão-Zhuhai e interurbana Nansha-Zhuhai.

Além da livre circulação de capitais, outros dos 'trunfos' da zona de cooperação para captação de empresas e investimento vai incidir na política de isenção e suspensão de impostos sobre as mercadorias, cuja entrada em todo o mercado chinês, de mais de 1,4 biliões de pessoas, será também facilitada.

Hengqin é uma área localizada na parte sul da cidade de Zhuhai, na província de Guangdong, mesmo ao lado da RAEM, onde se encontra já a Universidade de Macau.

As autoridades centrais da China aprovaram um plano geral para a construção da zona de cooperação aprofundada de Guangdong-Macau em Hengqin, em 05 de setembro.

Leia Também: Covid-19. Macau dá Portugal como exemplo e apela à vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório