Meteorologia

  • 25 OUTUBRO 2021
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

Macron e Guterres saúdam novo governo do Líbano

O presidente francês, Emmanuel Macron, congratulou-se hoje com o "passo indispensável" que representa a formação de um novo governo no Líbano e o secretário-geral das Nações Unidas considerou o momento "um passo muito importante" para o país.

Macron e Guterres saúdam novo governo do Líbano
Notícias ao Minuto

23:10 - 10/09/21 por Lusa

Mundo Líbano

António Guterres desejou ao primeiro-ministro, Najib Mikati, "o maior do sucesso".

"Espero que consiga reunir as diferentes comunidades libanesas e as diferentes forças políticas libanesas, para assegurar que o Líbano seja capaz de ultrapassar a situação dramática que está a atravessar", acrescentou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Macron acentuou a importância da eleição de um novo Governo para "tirar o país da profunda crise em que se encontra".

"É um passo indispensável para tomar as medidas urgentes que os libaneses esperam para tirar o país da profunda crise em que se encontra", referiu, num comunicado do Palácio do Eliseu.

Emmanuel Macron salientou também "a necessidade de todos os líderes políticos cumprirem os compromissos que assumiram, para permitir a implementação das reformas necessárias, de forma a preparar o futuro do Líbano e permitir que a comunidade internacional preste uma assistência decisiva".

O Líbano elegeu hoje um novo Governo, após 13 meses de prolongadas negociações políticas que aprofundaram uma crise económica sem precedentes, mergulhando milhões de libaneses na pobreza.

A formação de um novo Governo foi uma condição prévia para a obtenção da tão necessária ajuda internacional, mas resta saber se esta equipa será capaz de levar a cabo as reformas solicitadas.

O Presidente francês, que visitou Beirute após a explosão no porto, em agosto de 2020, e organizou posteriormente duas conferências internacionais de ajuda, desejou ao primeiro-ministro designado, Najib Mikati, "sucesso".

Leia Também: Líbano: Borrell saúda acordo de governo e pede aplicação de reformas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório