Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Alemanha diz que condenação de ativista bielorrussa é "injustificável"

O governo alemão denunciou hoje a condenação "injustificável",  a onze anos de prisão, da ativista da oposição bielorrussa Maria Kolesnikova por um tribunal de Minsk. 

Alemanha diz que condenação de ativista bielorrussa é "injustificável"
Notícias ao Minuto

12:46 - 06/09/21 por Lusa

Mundo Minsk

A Alemanha "pede a libertação de todos os prisioneiros políticos da Bielorrússia", acrescentou uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do governo de Berlim.

Para o Executivo de Angela Merkel a condenação de Kolesnikova "é injustificável" e constitui "uma instrumentalização do sistema judiciário com finalidade de perseguição política, na Bielorrússia". 

"Vamos continuar a manter pressão política sobre o regime e a apoiar ativamente a sociedade civil", acrescentou a porta-voz do governo alemão.

Maria Kolesnikova, 39 anos, foi condenada hoje por conspiração "contra o poder" pelos apelos às ações contra a segurança nacional assim como pela criação do Conselho de Coordenação, um grupo político considerado "organização extremista" pelo regime.

O advogado Maxim Znak, igualmente membro do Conselho de Coordenação, foi condenado hoje a 10 anos de prisão depois de ter sido acusado dos mesmos crimes. 

Kolesnikova participou nas manifestações e protestos que se registaram no país após as eleições de agosto de 2020 e resistiu às tentativas das autoridades que a queriam forçar ao exílio.

Na altura, as forças de segurança conduziram a ativista, com a cara tapada, para a zona de fronteira mas Kolesnikova rasgou o passaporte recusando a expulsão e tendo sido presa de imediato.

Leia Também: Dois oposicionistas condenados a pesadas penas de prisão na Bielorrússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório