Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Fortes chuvas em Espanha deixam isoladas várias pessoas em Valência

Várias pessoas encontram-se isoladas na sequência por fortes chuvas que se fazem sentir hoje na província de Castellón, na região espanhola de Valência, provocando inundações e arrastando veículos.

Fortes chuvas em Espanha deixam isoladas várias pessoas em Valência
Notícias ao Minuto

13:59 - 01/09/21 por Lusa

Mundo Mau tempo

Bombeiros de cinco corporações estão envolvidos na operação de salvamento desde o final da manhã devido as inundações que afetaram particularmente os municípios de Vinaròs e Rossell, na província de Castellón, Valência. 

As autoridades ainda não apuraram o número de pessoas que estão isoladas no interior dos veículos onde se encontravam na altura em que foram surpreendidas pelas chuvas.

Segundo o Sistema Automático de Informação Hidrológica (SAIH), a estação de Morella acumula, nas últimas quatro horas, precipitações de 65 litros por metro quadrado.

A Agência Meteorológica Estatal espanhola (Aemet) mantém o nível laranja na zona do litoral norte de Castellón (costa mediterrânica) devido ao "risco de chuvas e tempestades".

Em especial "chuvas de intensidade muito forte" no extremo norte de Baix Maestrat, junto a Tarragona.  

A autarquia de Vinaròs informou a população - através das redes sociais - que várias estradas encontram-se cortadas ao trânsito automóvel devido ao mau tempo.  

Além dessa região, a Agência Estatal de Meteorologia refere que durante a madrugada, até às 06:00 (05:00 em Lisboa), registaram-se "cerca de nove mil raios em toda Espanha e chuvas intensas em vários pontos da região de Madrid, Castilla - La Mancha, León e Navarra.  

Os serviços de meteorologia alertaram que a situação vai verificar-se durante todo o dia em território continental sendo que a o mau tempo deve afetar as ilhas Baleares na manhã de quinta-feira. 

O aviso recomenda precaução referindo que durante a tarde o mau tempo "é acompanhado de queda de granizo e rajadas de vento", em Espanha. 

Leia Também: Setembro chega com aguaceiros, trovoada e descida da temperatura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório