Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Apenas 25% da população do Brasil completou vacinação

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Apenas 25% da população do Brasil completou vacinação
Notícias ao Minuto

15:38 - 20/08/21 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

Portugal registou 2.507 novos casos de Covid-19 e mais nove mortes no espaço de 24 horas, de acordo com o boletim divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal totaliza 1.014.632 contágios, 17.622 óbitos e 952.094 recuperados. 

O Rt mantém-se em 0,98 tanto a nível nacional como continental. Verifica-se uma descida na incidência, sendo que está agora em 312,3 casos de infeção por 100 mil habitantes a nível nacional e em 316,6 casos por 100 mil habitantes no Continente.

Os indicadores epidemiológicos da última semana mostram que, em Portugal, há uma "atividade epidémica de elevada intensidade com tendência estável a nível nacional", revela, esta sexta-feira, o relatório de monitorização das Linhas Vermelhas.

Também hoje, o Governo reuniu-se em Conselho de Ministros extraordinário. Poderá ser antecipado o alívio das medidas de combate à Covid-19.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

00h00 - Boa noite! Chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h54 - Espanha tem 31.096.470 pessoas com a vacinação contra a Covid-19 completa, ou seja, 65,5% da população, avançou, esta sexta-feira, o Ministério da Saúde. 

23h12 - A Guiné-Bissau registou mais uma vítima mortal e 50 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

22h22 - O Brasil registou, nas últimas 24 horas, 33.887 casos de infeção e 870 mortes associadas à Covid-19, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde. 

Desde o início da pandemia, o país soma já 20.528.099 casos de infeção por SARS-Cov-2 e 573.511 mortes associadas à doença.

Nesta altura, apenas 25% da população brasileira tem a vacinação completa.

22h00 - A jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg disse hoje que espera comparecer na grande conferência internacional sobre o clima, COP26, quatro meses depois de ter ameaçado não ir devido ao acesso desigual às vacinas contra a Covid-19.

"Soube que todos os participantes vão ter vacinas ao dispor. Então, se for considerado seguro, espero poder ir assistir", à conferência internacional sobre o clima, em novembro na cidade escocesa de Glasgow, disse Thunberg à AFP.

21h22 - O arquipélago da Madeira registou hoje 57 novos casos de Covid-19 e elevou o total de infeções ativas para 373, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que sete pessoas se encontram hospitalizadas.

20h06 - DGS, Infarmed e Task Force ainda não tomaram uma decisão sobre a validade dos certificados de quem foi vacinado no Queimódromo do Porto nos dias em que se verificou a falha na cadeia de frio. 

Alguns dos cidadãos vacinados a 9 e 10 de agosto naquele local terão o certificado ativo na próxima segunda-feira. 

20h01 - A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) considerou hoje que o levantamento das restrições aprovado pelo Governo "é positivo, mas não suficiente" estando ainda "muito longe" do regresso à normalidade.

19h59 - O secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, referiu hoje que as ilhas dos Açores, que "representam" 2,3% da população nacional, são responsáveis por 0,8% dos casos de Covid-19 no país.

19h56 - Nas últimas 24 horas morreram em França 82 pessoas devido ao vírus e foram detetados 22.319 novos casos

Mais de 47,3 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina em França, ou seja, 70,2% da população, numa altura em que a quarta vaga continua a atingir os hospitais gauleses.

18h51 - O regime de teletrabalho deve manter-se "sempre que possível" como medida para reduzir contactos e contribuir para controlo da pandemia de Covid-19, disse hoje a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

18h48 - A vacinação contra a Covid-19 dos jovens entre os 12 e os 15 anos, em Lisboa, vai ser concentrada no centro instalado no Templo Radha Krishna e não na Cidade Universitária, mas apenas no domingo, esclareceu hoje a Task Force.

18h46 - A Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE) defendeu hoje o fim da obrigatoriedade de lugares sentados em espetáculos culturais, com o alargamento da lotação dos recintos para 75% anunciado pelo Governo.

"A nossa expectativa é que agora, na norma, desapareça a obrigatoriedade de lugares sentados. Quando o Governo determina 75% da lotação é 75% da lotação, independentemente da tipologia, se é plateia em pé ou plateia sentada", afirmou à Lusa o promotor Álvaro Covões, da direção da APEFE.

18h20 - A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) revelou hoje à Lusa terem sido testados à Covid-19, na quinta-feira, 51 trabalhadores de uma construtora, no Porto, no que foi o início do projeto-piloto do Governo de testagem voluntária.

18h04 - O Governo dos Açores vai começar a preparar o processo de vacinação contra a Covid-19 com uma terceira dose para os mais vulneráveis e começou já a vacinar os jovens entre os 12 e os 15 anos.

17h38 - A proteção civil italiana anunciou esta sexta-feira que foram diagnosticados 7.224 novos casos de infeção e morreram mais 49 pessoas em 24 horas. No total, Itália contabiliza 4.471.225 casos de contágio e 128.683 vítimas mortais. 

A taxa de positividade recuou para 3,2%.

17h23 - Os ministérios da Educação e da Saúde "estão a trabalhar" nas normas que as escolas devem adotar no próximo ano letivo relativamente à pandemia, devendo ser as mesmas com "adaptações residuais", disse hoje a ministra da Presidência.

Mariana Vieira da Silva adiantou também que "existirão na próxima semana reuniões entre a Direção-Geral da Saúde e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, reproduzindo exatamente o mesmo que foi feito no ano passado, para agilizar esses contactos que são tão importantes depois na gestão do dia-a-dia das escolas".

16h51 - O Reino Unido reportou 37.314 novos contágios por coronavírus e mais 114 mortes causadas pela Covid-19, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pela Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico. Este foi o quarto dia consecutivo em que foram notificados mais de 100 óbitos no Reino Unido. 

Em termos acumulados, o Reino Unido soma 6.429.147 infeções e 131.487 vítimas mortais. 

76% da população britânica (41,3 milhões de pessoas) já completaram o processo de vacinação. 

16h43 - A lotação máxima das lojas vai aumentar das atuais cinco pessoas por 100 metros quadrados para oito pessoas, segundo as novas restrições no âmbito da Covid-19, aprovadas hoje em Conselho de Ministros.

16h15 - Concluída a conferência de imprensa após o Conselho de Ministros extraordinário, pode recordar as medidas gerais que se mantêm e as que passam a estar em vigor a partir da próxima segunda-feira. 

16h10 - Sobre o reforço com a terceira dose da vacina contra a Covid-19, Mariana Vieira da Silva explicou que o Governo vai "aguardar pela decisão do regulador [a Agência Europeia do Medicamento]". 

15h53 - Tal como Marta Temido já tinha referido esta quinta-feira, Vieira da Silva reforçou que uma eventual decisão sobre o fim do uso de máscaras em espaços públicos cabe à Assembleia da República

A expectativa é que a Assembleia da República possa tomar a decisão no momento que considere adequado”, disse a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa. "É na Assembleia da República, no diálogo entre os partidos, que esta reflexão deve ser feita", acrescentou. 

No entanto, a governante fez um aviso sobre a possibilidade de deixar de haver obrigatoriedade do uso de máscara no exterior. "Não é por termos condições para deixar de ter obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos, que em certos casos devemos deixar de usar as máscaras", salientou. 

15h48 - Mariana Vieira da Silva revelou que Portugal deixa de estar em estado de calamidade e passa, a partir de agora, a estar em estado de contingência.

A governante anunciou também que a segunda fase do desconfinamento vai ser antecipada. As medidas da segunda fase começam a ser aplicadas a partir de segunda-feira, dia 23 de agosto

As medidas que fazem parte desta segunda fase do desconfinamento incluem o fim dos limites de lotação nos transportes públicos, o aumento do número limite de pessoas por mesa, que passa de seis para oito no interior dos restaurantes e cafés, e de dez para 15 pessoas no exterior, e o aumento da lotação nos espetáculos culturais, casamentos e batizados para 75%.

Os serviços públicos passam a funcionar sem marcação prévia a partir de 1 de setembro. 

A ministra reconheceu ainda que "é natural que também possamos chegar mais rápido à terceira fase", prevista para outubro, mas não se comprometeu com datas.

15h40 - O briefing após o Conselho de Ministros extraordinário já começou. Está a falar a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva. Pode acompanhar o briefing aqui

15h21 - O Desportivo de Chaves tem mais três casos de Covid-19 no plantel, que se somam aos cinco jogadores infetados detetados na semana passada, revelou hoje à Lusa fonte do clube da II Liga portuguesa de futebol.

15h18 - Portugal tem hoje 25 concelhos com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 480 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, menos quatro do que na última sexta-feira, segundo os dados hoje divulgados pela DGS. 

Leia Também: AO MINUTO: Incidência desceu. "Tendência estável a nível nacional"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório