Meteorologia

  • 01 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 5º MÁX 14º

AO MINUTO: 85% de vacinados em setembro; Queimódromo "necessário"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: 85% de vacinados em setembro; Queimódromo "necessário"

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 12 mortes e 2.554 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, bem como nova redução nos internamentos em enfermaria, segundo os dados divulgados esta quinta-feira.

O país já atingiu a meta dos 70% da população vacinada, anunciou esta quinta-feira a ministra da Saúde. De acordo com a governante, esta meta foi alcançada ontem, algumas semanas antes da data prevista.

Marta Temido adiantou que o fim do uso obrigatório de máscara, previsto para quando Portugal atingisse 70% da população vacinada contra a Covid-19, está dependente da apreciação do parlamento.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

00h00 - Boa noite! Chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de sexta-feira. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h45 - Mississippi põe 20 mil alunos em quarentena em menos de um mês de aulas. Ano letivo começou a 9 de agosto naquele estado dos EUA, mas 5% dos estudantes já foram colocados em isolamento e mais de 4.500 contrairam Covid-19.

23h05 - Guiné-Bissau regista mais um morto e 61 novos casos, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

22h50 - França soma quase 24 mil casos. Mais de dois mil nos cuidados intensivos. As autoridades de saúde francesas registaram, no último dia, 23.973 novos casos de Covid-19 e 127 mortes associadas à doença. A pressão nos hospitais continua a aumentar em França. 976 infetados foram internados em enfermaria e 186 pessoas deram entrada nos cuidados intensivos nas últimas 24 horas.

22h36 - "Naturalmente, férias vieram a ter algum impacto no ritmo de vacinação". Henrique Gouveia e Melo, o coordenador da task-force para a vacinação contra a Covid-19 no nosso país, esteve, esta quinta-feira à noite, na SIC Notícias, onde falou sobre alguns dos temas fundamentais do processo. O vice-almirante começou por salientar que "a previsão" é atingirmos os 85% da população inoculada "entre a terceira e a quarta semana de setembro". 

O ritmo da vacinação tem, contudo, estado a abrandar, assumiu Gouveia e Melo. 'Culpa' das férias: "Naturalmente, as férias vieram a ter algum impacto no ritmo de vacinação - apesar de tudo, o ritmo ainda foi elevado. Mas estou confiante que a população percebe a necessidade de nos livrarmos deste vírus o mais rapidamente possível". 

22h20 - Brasil com mais 36.315 e quase mil mortos nas últimas 24 horas, de acordo com os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

21h08 - Madeira sinalizou hoje 47 novos casos de Covid-19 e 30 recuperações, sendo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 352, com oito doentes hospitalizados, indicou a Direção Regional de Saúde.

20h50 - Cabo Verde anuncia 69 infetados e 76 recuperações em 24 horas. Mais 69 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em Cabo Verde nas últimas 24 horas, das quais 50 na ilha de Santiago, e 76 foram dadas como recuperadas da doença, informou hoje o Ministério da Saúde.

20h34 - Arrancou projeto-piloto de testagem voluntária na construção civil. Várias dezenas de trabalhadores da empresa de construção civil Gabriel Couto a operar no aeroporto Francisco Sá Carneiro foram hoje testados no âmbito de um projeto-piloto do Governo, disse à Lusa fonte ligada ao projeto.

20h12 - Especialista afirma que uso de máscara deve passar a depender do contexto. O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) defendeu hoje que o uso de máscara "pode continuar a fazer sentido", apesar de Portugal ter atingido a meta dos 70% de população vacinada contra a Covid-19.

20h05 - Angola com 150 novas infeções e oito óbitos nas últimas 24 horas. País regista ainda 103 recuperações da doença, refere o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública hoje divulgado.

19h55 - Marcelo condecora Gouveia e Melo com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis. As informações foram reveladas numa (curta) nota, publicada esta quinta-feira na página da Presidência. 

  Notícias ao Minuto Marcelo condecora Gouveia e Melo© Miguel Figueiredo Lopes / Presidência da República 

19h46 - Queimódromo: "Este centro de vacinação é ainda mais necessário". O presidente da Câmara do Porto defende que, caso a investigação confirme a segurança do local, o esforço de vacinação deve continuar no Queimódromo.

"A Câmara do Porto vai continuar a disponibilizar os meios que temos vindo a disponibilizar para que este centro de vacinação continue a funcionar. Considerando que os protocolos de segurança são assegurados, a nossa avaliação é que este centro de vacinação é ainda mais necessário", afirmou Rui Moreira.

19h30 - Decisão sobre terceira dose "até ao final do verão". Marta Temido adianta que "ao nível da União Europeia, está a ser recolhida informação sobre a necessidade" de uma dose de reforço, "nomeadamente em determinados grupos com uma resposta imunológica mais frágil". Esses dados deverão, depois, ser entregues à Agência Europeia do Medicamento, que deverá proferir uma recomendação "este mês de agosto, no início do mês de setembro, até ao final do verão", informou.

19h25 - Alívio de restrições? "Condições reunidas" mas "não é a normalidade". Ministra da Saúde admite que, com 70% da população vacinada, vai defender a antecipação do alívio de medidas previsto inicialmente para setembro. Contudo, "temos de nos manter alerta". Recorde aqui o que prevê a segunda fase do novo plano de desconfinamento, em função da percentagem de vacinados.

19h15 - ASPP/PSP denuncia falta de pagamento de subsídio extraordinário de risco. A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) alertou hoje para o facto de apenas um número residual de polícias ter recebido o subsídio extraordinário Covid-19, considerando que estes profissionais foram "mais uma vez chamados a trabalhar sem receber".

19h12 - PS exige respostas sobre suspensão da vacinação do Queimódromo no Porto. O candidato do PS à Câmara do Porto mostrou-se hoje solidário com a 'task-force' na suspensão da vacinação no Queimódromo do Porto, tendo acusado o presidente da autarquia, Rui Moreira, de "passar culpas" e exigido o apuramento de responsabilidades.

18h50 - Mais 12 mortos e 618 infetados em Moçambique. Moçambique registou mais 12 óbitos associados à Covid-19 e 618 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

18h40 - São Tomé e Príncipe regista seis novas infeções e ultrapassa 2.500 casos, anunciaram hoje as autoridades do país.

18h17 - África do Sul antecipa vacinação de população entre 18 e 35 anos.  O governo sul-africano anunciou hoje o acesso à vacinação contra a Covid-19 a pessoas entre os 18 e 35 anos, com vista a acelerar a imunização da população adulta mais jovem.

18h10 - Presidente da Costa do Marfim recupera da doença. O presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, recuperou da Covid-19 depois de ter contraído a doença após um contacto, no início de agosto, com uma pessoa que tinha testado positivo para o novo coronavírus.

17h45 - Especialista coloca nível de infeção na África do Sul nos 80%. A líder da maior seguradora privada de saúde em África disse hoje que 80% dos sul-africanos podem já ter sido infetados com Covid-19, tornando o país um dos mais atingidos pela pandemia a nível mundial.

17h36 - Itália com mais 7.260 casos de Covid-19 e 55 mortes. Foram realizados 206.531 testes, 20 mil a menos do que na quarta-feira, tanto que o índice de positividade subiu de 3,1% para 3,5%.

17h15 - Espanha registou 12.445 novos casos de Covid-19 e 121 mortes nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde. A incidência acumulada continua em declínio e caiu 17 pontos, para 360 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

16h55 - Já há 500 farmácias com testes comparticipados. A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) revelou, esta quinta-feira, uma nova atualização das listas de laboratórios (são agora 114) e farmácias (500) que realizam testes rápidos antigénio comparticipados. Veja a lista atualizada aqui.

16h43 - Japão com novo recorde diário ao registar mais de 25 mil novos casos, anunciou hoje o Ministério da Saúde nipónico. O ministério revelou que foram contabilizados 25.141 novos contágios, dos quais 1.223 ainda estão sob confirmação.

16h40 - Reino Unido regista 36.572 novos casos e mais 113 mortes em 24 horas, segundo o Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico. Perto de 90% da população britânica - 87,3% - já foi inoculada com a primeira dose das vacinas contra a Covid-19. 75,7% da população do Reino Unido completou o processo de vacinação

16h30 - Detido por violar confinamento obrigatório na Covilhã. O homem foi detido durante uma ação de patrulhamento para garantir o cumprimento do dever de confinamento obrigatório. Na altura, elementos da GNR verificaram que o suspeito, de 67 anos, se tinha ausentado do domicílio, localizaram-no e acabaram por o deter.

16h22 - Afinal, fim das máscaras pode ser decidido amanhã. A suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras nas ruas pode ser decidida no Conselho de Ministros extraordinário de sexta-feira. De acordo com o jornal Público, o Governo já terá encontrado forma de dar a volta ao facto de a imposição das máscaras ter sido decidida pela Assembleia da República, o que deveria implicar que fossem os deputados a decidir a sua suspensão.

A notícia surge depois de, esta quinta-feira, a ministra da Saúde ter dito que a decisão estava dependente da apreciação do Parlamento.

16h00 -  Governo marca Conselho de Ministros extraordinário para amanhã. Em cima da mesa poderá estar a antecipação da 2ª fase do desconfinamento, uma vez que o país já atingiu 70% da população vacinada. O Notícias ao Minuto confirmou, junto de fonte do gabinete da ministra da Presidência, que a reunião acontece às 15h desta sexta-feira por via eletrónica. Está prevista uma conferência de imprensa para as 15h30.

15h50 - Portugal vai esperar pela EMA para decidir sobre terceira dose. Portugal vai aguardar pela orientação da Agência Europeia do Medicamento (EMA) em relação à administração de uma eventual terceira dose de vacina contra a Covid-19, disse hoje a ministra da Saúde.

15h35 - Irão ultrapassa barreira dos 100 mil mortos. O Irão ultrapassou hoje a barreira das 100 mil mortes associadas à doença Covid-19 desde o início da pandemia, indicaram as autoridades iranianas, numa altura em que o país reforça medidas para travar a disseminação do novo coronavírus.

15h25 - Marta Temido diz que fim do uso de máscara depende do parlamento. A ministra da Saúde disse hoje que o fim do uso obrigatório de máscara, previsto para quando Portugal atingisse 70% da população vacinada contra a covid-19, está dependente da apreciação do parlamento.

O prazo previsto pelo governo para ser atingido o patamar dos 70% de cidadãos vacinados era 5 de setembro e o primeiro-ministro, António Costa, avançou em 29 de julho com a possibilidade de antecipar o levantamento de medidas restritivas caso a vacinação conseguisse alcançar mais depressa as metas previstas.

15h18 - 110 mil jovens entre os 12 e os 15 anos já agendaram a vacina. Cerca de 110 mil jovens entre os 12 e os 15 anos já agendaram a vacina contra a Covid-19 para este fim de semana, 21 e 22 de agosto, avança a TVI24

15h15 - Espanha: Mulher morre de Covid-19 dias após dar à luz. O bebé está estável e sem problemas de saúde. De acordo com a agência noticiosa Europa Press, citada pelo El Periódico, a vítima, que não estava vacinada, morreu na sequência de um tromboembolismo pulmonar maciço. 

15h10 - Incidência e índice de transmissibilidade sobem. A taxa de incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias aumentou no continente e a nível nacional, assim como o índice de transmissibilidade (Rt) que passou de 0,96 para 0,98.

15h08 - Portugal reportou, nas últimas 24 horas, mais 2.554 novos contágios de Covid-19 e 12 vítimas mortais associadas à doença, revelou esta quinta-feira o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).  

15h00 - Boa tarde, damos aqui início a um novo registo. Pode consultar as anteriores atualizações aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Incidência e Rt sobem (quase no 1); Internamentos a descer

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório