Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Alívio de restrições? "Condições reunidas" mas "não é a normalidade"

Ministra da Saúde admite que, com 70% da população vacinada, vai defender a antecipação do alívio de medidas previsto inicialmente para setembro. Contudo, "temos de nos manter alerta". Recorde aqui o que prevê a segunda fase do novo plano de desconfinamento, em função da percentagem de vacinados.

Alívio de restrições? "Condições reunidas" mas "não é a normalidade"
Notícias ao Minuto

19:15 - 19/08/21 por Tomásia Sousa

País Ministra da Saúde

A ministra da Saúde admitiu, esta quinta-feira, que a segunda fase do novo plano de desconfinamento poderá ser antecipada, depois de o país ter atingido ontem a meta de 70% da população vacinada

"Vamos conhecer amanhã mais um relatório da Direção Geral de Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e, provavelmente, poder dar mais um passo no sentido de aliviar medidas restritivas", afirmou, em declarações à RTP3, esta tarde, adiantando que vai defender a antecipação do alívio de medidas previsto inicialmente para setembro.

"As condições parecem estar reunidas", considerou, mas salientou que "temos, naturalmente, de nos manter alerta".

Marta Temido defende que este "é o resultado do esforço de todos".

"Ainda não é a normalidade, não vai ser a normalidade, mas estamos em condições de maior segurança para dar este passo."

Quanto ao fim da obrigatoriedade do uso de máscara, a ministra reiterou que a decisão depende da apreciação do Parlamento, mas defendeu a importância de manter o "bom-senso", lembrando que, com mais pessoas sentadas por mesa nas esplanadas, a distância entre as pessoas poderá ser menor. Aí, sublinha, é importante manter o uso de máscara sempre que possível.

Marta Temido adianta que o "desmantelamento" dos grandes centros de vacinação contra a Covid-19 "é um processo que está a ser estudado", mas defende que "ainda há muito caminho para andar", nomeadamente os próximos dois fins de semana, que serão dedicados à vacinação dos jovens.

"A adesão dos jovens tem sido muito boa", garantiu Marta Temido, atendendo a que o país está em período de férias. "Temos a expectativa que, nos próximos fins de semana, esses números possam ser melhorados ainda."

Decisão sobre terceira dose "até ao final do verão"

Questionada ainda sobre a discussão em torno da aplicação de uma terceira dose da vacina, a ministra garante que "essa é uma decisão técnica" e afirmou que, "ao nível da União Europeia, está a ser recolhida informação sobre a necessidade" dessa dose de reforço, "nomeadamente em determinados grupos com uma resposta imunológica mais frágil".

Esses dados deverão, depois, ser entregues à Agência Europeia do Medicamento.

"A expetativa que existe é que possa haver informação neste mês de agosto, no início do mês de setembro... Até ao final do verão", informou.

Fase 2 chega mais cedo?

Recorde-se que a segunda fase do novo plano de desconfinamento, prevista para setembro (ou quando 70% da população portuguesa tivesse a vacinação contra a Covid-19 completa) prevê o fim da utilização obrigatória de máscara na via pública.

Além disso, casamentos e batizados passam a poder preencher 75% da lotação dos espaços, assim como os espetáculos culturais.

A fase 2 prevê ainda que os transportes públicos deixem de ter limites de lotação e que os serviços públicos possam voltar a funcionar sem marcação prévia.

A informação sobre o plano de desconfinamento do Governo no âmbito da pandemia de Covid-19 está disponível em https://covid19estamoson.gov.pt/.

Leia Também: AO MINUTO: 3.ª dose? País espera pela EMA; Fim das máscaras a caminho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório