Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Incidência e Rt sobem (quase no 1); Internamentos a descer

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Incidência e Rt sobem (quase no 1); Internamentos a descer
Notícias ao Minuto

08:22 - 19/08/21 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

O autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19 está, desde a meia-noite desta quinta-feira, reservado aos jovens entre os 12 e os 17 anos e assim se manterá até sábado, anunciou a Task Force.

A falha na vacinação no Queimódromo do Porto continua a marcar a atualidade. A par de ter sido aberto um inquérito ao caso, o vice-Almirante Gouveia e Melo frisou que houve uma "quebra de confiança" na Unilabs e que "foi omitida informação". 

Portugal registou hoje 12 mortes e 2.554 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, bem como nova redução nos internamentos em enfermaria, segundo dados oficiais.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

15h30 - Este registo terminou. Continue a acompanhar aqui os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no mundo. 

14h51 - 110 mil jovens entre os 12 e os 15 anos já agendaram a vacina: Cerca de 110 mil jovens entre os 12 e os 15 anos já agendaram a vacina contra a covid-19 para este fim de semana, 21 e 22 de agosto, avança a TVI24. 

14hh4 - Atualização nos Açores: Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, a morte de um doente hospitalizado e 36 novos casos de covid-19, a par de 35 recuperações, e estão internadas 12 pessoas, segundo a Autoridade Regional de Saúde.

14h29 - Número de casos ativos de surto em lar de Proença-a-Nova desce: A Câmara Municipal de Proença-a-Nova informou, esta quinta-feira, que o surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia envolve atualmente 43 pessoas - 30 utentes e 13 funcionários-, quando ontem tinham sido assinalados 47. 

14h12 - Atualização em Portugal: O país reportou, nas últimas 24 horas, mais 2.554 novos contágios de Covid-19 e 12 vítimas mortais associadas à doença, revelou esta quinta-feira o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).  

Os internamentos continuam a descer em enfermaria (menos sete), mas há mais dois internados em unidades de cuidados intensivos. O boletim de hoje mostra ainda que há mais 2.238 recuperados e mais 304 casos ativos do que ontem. 

Já no que diz respeito aos dados referentes à matriz de risco, o Rt subiu de 0,96 para 0,98, tanto a nível nacional como só no Continente, e na incidência também se verificou uma ligeira subida de 314,5 para  314,6 casos por 100 mil habitantes, a nível nacional, e de 318,8 para 319,0 infetados por 100 mil habitantes em Portugal Continental. 

13h37 - Próximo "passo" são os "85%": Portugal atingiu a meta dos 70% da população vacinada, anunciou, esta quinta-feira, a ministra da Saúde, em entrevista na SIC. "A boa notícia que existe, e que é fruto do esforço dos portugueses, é que já foi possível atingir, ontem, os 70% da população residente em Portugal com vacinação completa". 

Marta Temido lembrou que, no início do ano, quando a meta dos 70% da população vacinada foi apontada para agosto, parecia "longínquo. Conseguimos atingir esse limiar e agora temos de continuar para o próximo passo, que é o objetivo dos 85%".

Já sobre a antecipação do fim da obrigação do uso de máscara no exterior, à semelhança do que disse Graça Freitas esta manhã à Renascença, Marta Temido indicou que essa é uma medida que terá de ser aprovada pela Assembleia da República. A ministra sublinha que a utilização de máscara “terá de ser sempre conciliada com as circunstâncias”, mas frisa que, ao ar livre, o distanciamento é barreira suficiente". 

13h15 - Falar de terceira dose "é ridicularizar a equidade das vacinas": A Organização Mundial de Saúde (OMS) para África considerou hoje que a decisão dos países ricos de avançarem para a terceira dose da vacina, comprando novos lotes, "é ridicularizar o conceito de equidade das vacinas".

13h14 - Balcões no Campus da Justiça aberto aos sábados: A partir de amanhã, dia 21, e até final de setembro, o Instituto de Registos e Notariado (IRN) vai abrir os balcões de atendimento ao público do Departamento de Identificação Civil no Campus da Justiça aos sábados para atendimento espontâneo de pedidos, renovações e levantamentos de Cartão de Cidadão e Passaporte.

12h50 - UE aceita certificados da Macedónia, Turquia e Ucrânia a partir de 6.ªf: A União Europeia (UE) vai passar a aceitar, a partir de sexta-feira, certificados de covid-19 da Macedónia do Norte, Turquia e Ucrânia, comprovando a vacinação, recuperação ou testagem dos cidadãos, mediante reciprocidade destes países.

12h48 - Atualização no mundo: A pandemia de Covid-19 já fez pelo menos 4.392.364 mortos em todo o mundo desde que a doença foi detetada na China, em dezembro de 2019, segundo o balanço efetuado pela AFP com base em dados oficiais.  

12h38 - Espanhóis vêm a Portugal comprar testes de antigénio: Segundo revela a TVI, os espanhóis estão a vir até Portugal para comprar testes de antigénio por serem mais baratos.

No país vizinho, os testes de antigénio só estão disponíveis em farmácias e custam entre 7 e 10 euros. Por cá, estes testes estão disponíveis em farmácias e supermercados e o preço é de cerca de 2 euros. 

12h32 - Espanhola infetada morre dias após parto: Um mulher morreu de Covid-19, na passada segunda-feira, no Hospital Universitário Virgen del Rocío, em Sevilha, poucos dias depois de ter dado à luz. O bebé está estável e sem problemas de saúde. 

De acordo com a agência noticiosa Europa Press, citada pelo El Periódico, a vítima, que não estava vacinada, morreu na sequência de um tromboembolismo pulmonar maciço. 

A vice-ministra da Saúde e da Família de Andaluzia, Catalina García, indicou no passado sábado que até essa data a Andaluzia registava 44 mulheres grávidas com coronavírus internadas em vários hospitais da região, uma delas com a vacinação completa, sete com uma dose e as restantes 36 sem nenhuma dose do imunizante, das quais sete estavam em unidades de cuidados intensivos.

11h58 - Isenção de quarentena em Hong Kong para atriz Nicole Kidman provoca ira: A decisão de Hong Kong de conceder à estrela de Hollywood Nicole Kidman isenção de quarentena, para que pudesse filmar uma série sobre a vida de expatriados ricos, despertou a ira na região semiautónoma da China.

11h28 - Festa ilegal com milhares de jovens encerrada após uma morte: Uma festa ilegal com cerca de 10 mil pessoas no centro de Itália foi encerrada e as pessoas começaram a deixar o local na noite de quarta-feira, após a morte de um participante, disseram hoje as autoridades locais.

11h26 - Número de visitantes em Macau sobe 49,9% em julho: Macau recebeu 789.407 visitantes em julho, mais 49,4% relativamente ao mês anterior e mais 966,7% em termos anuais, anunciaram hoje as autoridades.

Desde o início da pandemia de covid-19, o território registou apenas 63 casos da doença, mas apesar de uma situação controlada, a região tem perdido visitantes e, mesmo após uma recuperação tímida que se verificou nos primeiros meses deste ano, Macau continua muito longe dos números de 2019, com grande impacto económico para a capital mundial do jogo.

11h25 - Atualização em África: África registou hoje mais 43.146 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total para 7.388.784, que resultaram em mais 862 óbitos, para 186.367 mortes, segundo os dados oficiais mais recentes.

10h53 - Atualização em Timor: Timor-Leste registou hoje mais uma morte associada à covid-19, elevando o total para 41, e teve um dos maiores aumentos do número de casos num só dia, havendo mais 278 novas infeções no país.

10h42 - Autoagendamento alargado até 17 anos: O autoagendamento estava reservado para os jovens entre os 12 e os 15 anos (até sábado), mas o gabinete da Task Force responsável pelo plano de vacinação anunciou hoje de manhã que reabriu também para os jovens de 16 e 17 anos.

Segundo a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, a decisão de alargar a faixa etária prendeu-se com o facto de haver menos inscritos do que os desejados.

"Neste momento, temos mais de 160 mil destes adolescentes inscritos. No total são cerca de 410 mil. Foi um autoagendamento, apesar de tudo, positivo, mas é preciso expandi-lo e depois haverá outras metodologias para continuar a captar estas pessoas", disse Graça Freitas em entrevista à RTP.

Os jovens que se inscrevam nos próximos três dias poderão ser vacinados no fim de semana de 28 e 29 de agosto.

10h33 - Filipinas com segundo maior número diário de casos: O ministério da saúde das Filipinas registou, esta quinta-feira, 14.895 novos casos de Covid-19, o segundo maior aumento diário em infeções desde o início da pandemia.

10h19 - Fim de máscaras na rua?: À Renascença, a diretora-geral da Saúde falou sobre o fim do uso de máscaras na rua: “Creio que vai ser em breve, mas não sei garantir quando”.

Graça Freitas recordou que esta é uma decisão da Assembleia da República, mas há circunstâncias que devem ser tidas em conta. “O que se está a passar com a vacinação em todo o mundo é vacinar o maior número de pessoas para gradualmente reduzir medidas restritivas de outra ordem. Mas há um fenómeno de que não nos podemos esquecer, que é o aparecimento de novas variantes e esse aparecimento – neste caso, a Delta, que é a dominante em Portugal – veio interferir com a efetividade das vacinas”, esclareceu. 

09h30 - "Há segurança na vacinação": Em declarações à RTP3, na manhã desta quinta-feira, Graça Freitas reiterou que, "neste momento, perante o que se sabe à data das pessoas que foram vacinadas nesta faixa etária dos 12 aos 15 anos, há segurança na vacinação. E esse é um dos primados da vacinação. (...) Esta não é uma matéria que reúna consenso absoluto, mas neste momento estamos com a segurança suficiente para fazer uma recomendação universal". 

Graça Freitas explicou que foram analisados "novos dados disponibilizados nos últimos dias", em concreto os impactos registados nos "mais de 15 milhões adolescentes vacinados nos Estados Unidos e na União Europeia" que revelaram ser "extremamente raros" os casos de miocardites e pericardites.

08h46 - Estado australiano prolonga confinamento de zonas rurais: As autoridades australianas prolongaram hoje por uma semana o confinamento das zonas rurais do estado de Nova Gales do Sul, após um novo máximo diário de casos de covid-19, incluindo em localidades com população aborígene.

08h39 - Facebook removeu mais de 20 milhões de 'posts' desde o início da pandemia: O Facebook anunciou que removeu mais de 20 milhões de publicações com desinformação sobre a Covid-19 desde o início da pandemia, tanto na própria rede social como no Instagram.

Apesar deste número, a empresa não forneceu quaisquer dados sobre a desinformação que ainda continua na plataforma. “No que diz respeito à Covid, as coisas estão a evoluir mais rapidamente e torna mais difícil definir e medir a prevalência”, justificou o vice-presidente de Integridade do Facebook, Guy Rosen, de acordo com o CNet.

08h37 - Especialista defende redução do isolamento profilático: Bernardo Gomes, médico especialista em Saúde Pública, é um dos peritos que considera que Portugal já devia ter reduzido o período de isolamento profilático, mesmo para as pessoas não vacinadas contra a Covid-19. 

"Portugal é dos países que exige um maior isolamento profilático, já há muitos países onde o isolamento é de apenas dez dias", começou por apontar o médico, ontem à noite, em declarações à TVI24. 

No que diz respeito em particular ao isolamento profilático imposto à população com o esquema vacinal completo, o especialista considera que há várias soluções possíveis. A primeira seria a permissão de livre circulação, desde que as pessoas não apresentassem sintomas e que lhes fosse imposta a a necessidade de fazer testes rápidos em algumas situações. 

08h32 - Atualização na Alemanha: O país registou, esta quinta-feira, mais 8.400 novos casos de Covid-19 e 22 mortes associadas à doença, segundo o boletim epidemiológico do Instituto Robert Koch (RKI). 

Com a atualização de hoje, a Alemanha passa a totalizar, desde o início da pandemia, 3.843.775 contágios e 91.943 mortes. 

08h01 - Máscaras mantêm-se até 12 de setembro: Segundo informação avançada, esta quinta-feira, pelo Jornal de Notícias, a obrigatoriedade de uso de máscaras na rua vai manter-se até 12 de setembro, mesmo que entretanto Portugal atinja os 70% da população completamente vacinada (dados apontam que meta será atingida esta semana).

Ao JN, o gabinete da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, revelou que, sendo a meta dos 70% de vacinados atingida entretanto, o tema será discutido no próximo Conselho de Ministros, agendado para 26 de agosto. Porém, lembrou que o fim da obrigatoriedade do uso de máscara na via pública poderá chegar apenas depois de 12 de setembro. 

Até lá, a medida mantém-se em vigor conforme legislado pela Assembleia da República. 

07h43 - "Quebra de confiança" após falha na vacinação no Queimódromo: Em declarações ao Porto Canal, na quarta-feira, o vice-Almirante Gouveia e Melo revelou que houve "uma quebra de confiança" no centro de vacinação no Queimódromo, após falha que deu origem a inquérito.

Ao meio de comunicação, o responsável pela Task Force frisou que "foi omitida informação" e que em causa estiveram três falhas: o facto de não ter sido detetada a avaria no frigorífico; o procedimento em causa, isto é, os profissionais terem inoculado vacinas sem verificarem antecipadamente as condições de armazenamento e, finalmente, o atraso de mais de 24 horas na notificação.

Em reação, recorde-se, os laboratórios Unilabs adiantaram à Lusa estarem à "inteira disposição das autoridades" para reabrir ou encerrar definitivamente o centro de vacinação do Queimódromo, no Porto, onde a vacinação foi suspensa na semana passada devido a problemas de refrigeração.

07h35 - Variante Delta pode ser transmitida por vacinados: Cientistas da Universidade de Oxford revelaram que pessoas infetadas com a variante Delta podem transmitir o vírus mesmo tendo completado o esquema vacinal, reduzindo-se a esperança de imunidade de grupo. 

Koen Pouwels, um dos principais responsáveis pelo estudo, citado pela Sky News, destaca que, ainda assim, "as vacinas são melhores na prevenção da doença grave. O facto de as pessoas terem mais carga viral (da variante Delta) sugere que a imunidade coletiva é mais desafiadora".

07h12 - Primeiro caso identificado na Aldeia Paralímpica: Um primeiro caso de covid-19 foi identificado na Aldeia Paralímpica, anunciou hoje a organização, cinco dias antes da abertura dos Jogos Paralímpicos, quando o Japão enfrenta um aumento de infeções.

07h11 - Atualização na China: O país identificou 46 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, cinco dos quais por contágio local, diagnosticados em três regiões diferentes, indicou a Comissão de Saúde da China.

07h10 - Autoagendamento reservado a jovens entre 12 e 17 anos de hoje a sábado: O autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19 está desde a meia-noite de hoje reservado aos jovens entre os 12 e os 17 anos, prolongando-se até sábado em exclusivo para esta faixa etária.

A vacinação destes utentes com a primeira dose de uma das duas vacinas aprovadas para este grupo etário - Pfizer/BioNTech e Moderna - vai ser efetuada no fim de semana de 28 e 29 de agosto.

07h05 - EUA fornecem perto de 1,2 milhões de vacinas à Costa do Marfim: Os Estados Unidos vão enviar quase 1,2 milhões de vacinas da Pfizer contra a covid-19 para a Costa do Marfim, país que atravessa uma forte vaga de novas infeções, revelou a Casa Branca.

07h05 - Regulador do Brasil rejeita uso de Coronavac em crianças e adolescentes: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira rejeitou na quarta-feira o uso em crianças e adolescentes da vacina contra a covid-19 Coronavac, pedindo mais estudos sobre eficácia e segurança do imunizante nesse público-alvo.

07h00 - Bom dia, damos aqui início a um novo registo. Pode consultar as anteriores atualizações aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal envia doses para Angola; Incidência elevada no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório