Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Confrontos devido à escassez de combustível no Líbano provocam um morto

A vítima foi baleada e não resistiu aos ferimentos. A crise de combustíveis no país já tinha gerado outros episódios de violência, mas este foi o primeiro que se revelou fatal.

Confrontos devido à escassez de combustível no Líbano provocam um morto
Notícias ao Minuto

12:37 - 09/08/21 por Fábio Nunes

Mundo Líbano

A escassez de combustíveis no Líbano motivou confrontos num posto de gasolina que resultaram na morte de uma pessoa esta segunda-feira, refere a National News Agency.

A agência noticiosa libanesa informa que a disputa num posto de gasolina de Bakhoun, no norte do país, começou com uma troca de socos, mas a violência depressa escalou para uma luta com facas e armas de fogo.

Um homem foi atingido a tiro na sequência dos confrontos. Foi transportado para um hospital na cidade vizinha de Zgharta, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O atirador entregou-se às autoridades.

A crise de combustíveis já tinha estado na origem de outros focos de violência. As pessoas envolveram-se anteriormente em confrontos em postos de combustível devido às longas filas de espera e com os combustíveis a esgotarem-se. No entanto, este foi o primeiro confronto que se tornou mortal.

O Líbano tem enfrentando nos últimos meses períodos de grande escassez de combustíveis que mergulharam o país em horas prolongadas de escuridão, uma vez que o Líbano está dependente de geradores privados para ter eletricidade.

A escassez de combustíveis é atribuída ao contrabando, ao açambarcamento e à incapacidade do governo libanês em assegurar as entregas do combustível importado. A crise agravou-se quando o governo reduziu os subsídios para o combustível face à crise financeira que se tem aprofundado desde 2019.

“A situação é muito difícil, e não podemos aguentar muito mais tempo”, assinalou o porta-voz dos distribuidores de combustível, Fadi Abu Shakra, em declarações à televisão Al-Jadeed.

Leia Também: Missão da ONU no Líbano alerta para "situação muito perigosa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório