Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Chuva intensa na Coreia do Norte destrói mais de mil casas

Fortes chuvas no nordeste da Coreia do Norte destruíram ou inundaram 1.170 casas e forçaram 5.000 pessoas refugiarem-se, informou hoje a televisão estatal da Coreia do Norte.

Chuva intensa na Coreia do Norte destrói mais de mil casas
Notícias ao Minuto

11:16 - 06/08/21 por Lusa

Mundo Chuvas

Na quinta-feira, a estação televisiva tinha adiantando que a chuva torrencial que caiu esta semana na província de Hamgyong Sul inundou centenas de hectares de terras cultivadas e destruiu várias pontes, mostrando imagens de casas submersas até aos telhados, uma ponte partida e cheia de lama e rios a transbordar.

A televisão não avançou a existência de nenhuma vítima, mas avisou que as zonas costeiras do nordeste vão continuar a registar fortes chuvas nos próximos dias.

As chuvas de verão na Coreia do Norte costumam causar sérios danos aos setores agrícola e outros devido à drenagem deficiente que existe no país, à desflorestação e a infraestrutura degradadas.

O desastre do clima surge este ano numa altura em que há preocupações crescentes com a segurança alimentar da Coreia do Norte, embora grupos externos de vigilância não tenham detetado indícios de desnutrição geral ou agitação social.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, disse, em junho, que a situação alimentar do seu país estava a tornar-se "tensa", sendo que, anteriormente, já tinha admitido que o país estava a enfrentar a "pior crise de sempre" devido à pandemia da covid-19, às sanções impostas pelos Estados Unidos e às consequências de fortes inundações e de um intenso tornado que devastaram o país no ano passado.

Leia Também: Imagens de satélite mostram inundações na Coreia do Norte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório