Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Autoridades apreendem 1,4 toneladas de cocaína ao largo de El Salvador

A força de intervenção naval de El Salvador apreendeu um carregamento de cocaína de aproximadamente 1,4 toneladas, ao largo do país, disseram no sábado as autoridades de segurança.

Autoridades apreendem 1,4 toneladas de cocaína ao largo de El Salvador
Notícias ao Minuto

06:40 - 01/08/21 por Lusa

Mundo El Salvador

Em conferência de imprensa, o Ministro da Defesa salvadorenho, René Merino Monroy, afirmou que o carregamento, avaliado entre 33 e 35 milhões de dólares (entre 27 e 29 milhões de euros), foi apreendido a 907 quilómetros do porto de Acajutla, no departamento ocidental de Sonsonate.

As autoridades detiveram um colombiano, dois equatorianos e três mexicanos, cujas identidades não foram divulgadas, acrescentou.

De acordo com o Procurador-Geral do país, Rodolfo Delgado, as autoridades apreenderam, desde o início deste ano, 4,2 toneladas de diferentes tipos de drogas, incluindo 3,7 toneladas de cocaína.

No ano passado, as autoridades salvadorenhas apreenderam pelo menos 2,93 toneladas de diferentes tipos de drogas, avaliadas em mais de 48 milhões de dólares (cerca de 40 milhões de euros).

Um relatório de 2020 do Conselho Internacional de Controlo de Estupefacientes (INCB) indicou que o tráfico de droga na América Central e nas Caraíbas contribui para o elevado nível de violência na região, devido à luta entre grupos criminosos.

O INCB salientou que "bandos locais e grupos criminosos internacionais continuam a explorar" a região da América Central e das Caraíbas "como zona de trânsito" de drogas originárias da América do Sul e "destinadas a mercados de consumo na América do Norte e na Europa".

Leia Também: Prisão preventiva para alegado traficante detido em Santiago do Cacém

Recomendados para si

;
Campo obrigatório