Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Petroleiro abandonado afunda-se e deixa mancha de crude no golfo de Aden

Um petroleiro abandonado afundou-se há cerca de uma semana próximo de um porto do golfo de Aden, no mar Vermelho, deixando uma grande mancha de crude ao longo da costa, anunciaram hoje as autoridades iemenitas. 

Petroleiro abandonado afunda-se e deixa mancha de crude no golfo de Aden
Notícias ao Minuto

14:29 - 23/07/21 por Lusa

Mundo Iémen

O diretor da Autoridade Portuária de Aden, Mohammed Amzarba, disse à agência oficial de notícias Saba que as autoridades foram alertadas na semana passada para o risco de o petroleiro "Dia" se afundar, sem adiantar pormenores.

A mancha de petróleo estende-se por cerca de 20 quilómetros, adiantou um funcionário do porto de Aden, questionado sobre o incidente que ocorreu há cerca de uma semana e que não foi relatado.

Quinta-feira, um jornalista da agência noticiosa France-Presse (AFP) observou a presença de uma mancha de crude ao longo da costa.

Um relatório preliminar do Governo diz que os danos se estendem à reserva natural de al-Housoua, reportou a agência Saba. 

O petroleiro estava estacionado próximo do porto de Al-Bariqa desde 2014 e continha gasóleo, de acordo com o funcionário do porto. 

Além do "Dia", uma dezena de barcos em mau estado está estacionada nos portos de Aden, acrescentou.

Na costa oeste do país, o petroleiro "FSO Safre", que contém 1,1 milhões de barris de petróleo, está também a preocupar o Governo iemenita, bem como as Nações Unidas.

Ancorado desde 2015 no mar Vermelho, a cerca de 60 quilómetros da costa, numa área controlada pelos rebeldes Huthi, o petroleiro "pode explodir a qualquer momento", alertou a organização ambientalista Greenpeace.

Leia Também: Quatro soldados mortos e mais de 20 feridos por míssil no sul do Iémen

Recomendados para si

;
Campo obrigatório