Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Mais de 4 mil recuperados; EUA 'travam' viagens ao Reino Unido

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de 4 mil recuperados; EUA 'travam' viagens ao Reino Unido
Notícias ao Minuto

08:15 - 20/07/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal permanece na 'zona vermelha' depois de, esta segunda-feira, dia em que registou oito mortos e 1.855 casos de Covid-19, a incidência ter voltado a aumentar, para os 391,0 casos de infeção por 100 mil habitantes a nível nacional, e apesar de o Rt ter descido ligeiramente.

A região Norte foi a que registou o maior número de novos casos, pelo segundo dia consecutivo,  ultrapassando a região de Lisboa. Este indicador poderá indicar que o Norte está a enfrentar agora a 4.ª vaga da pandemia e a presença de muitos jovens em Cuidados Intensivos (UCI) é um fator que preocupa os profissionais de saúde.

Ainda assim, o Presidente da República continua a transmitir uma mensagem de tranquilidade. "O número de mortes está estável, a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) mesmo quando tem crescido não tem sido de forma muito significativa, e o número de casos tem andado estável", apontou.

Para isso, estará a contribuir o processo de vacinação, cuja fase avançada leva a crer que, em breve, os jovens dos 12 aos 18 anos possam também começar a ser vacinados. A acontecer, muitos poderão ter que interromper as férias para serem vacinados antes do novo ano letivo.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h30 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.

15h24 - Comissão propõe à DGS vacinação de crianças com mais de 12 anos em agosto. A vacinação de crianças acima dos 12 anos está autorizada pela Agencia Europeia do Medicamento (EMA) desde maio e agora a DGS irá pronunciar-se sobre a matéria.  Contudo, a vacinação contra o novo vírus em menores com idade pediátrica ainda divide alguns especialistas no país

15h20 - Festival que deveria começar quinta-feira em Cascais adiado para agosto. O festival Música no Parque, em Cascais, dedicado à música portuguesa, que deveria decorrer a partir de quinta-feira, foi adiado para agosto, por "não estarem reunidas as condições indispensáveis para a realização dos espetáculos".

15h12 - A Agência Europeia do Medicamento (EMA) iniciou uma avaliação à Vidprevtyn, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Sanofi Pasteur.

A decisão de iniciar esta análise baseia-se em resultados preliminares de estudos laboratoriais (dados não clínicos) e estudos clínicos iniciais em adultos, que sugerem que a vacina desencadeia a produção de anticorpos contra o SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19.

15h06 - A pandemia de Covid-19 está "contida" na Madeira, disse hoje o presidente do Governo Regional, admitindo que a preocupação com a "gravidade e a incidência dos casos" levou a manter a obrigatoriedade dos testes PCR na entrada no arquipélago.

14h54 - PCP quer "justificação" para Estado voltar a pagar mais pelos testes PCR. O grupo parlamentar do PCP questionou hoje o Governo sobre qual é a "verdadeira justificação" para o Estado voltar a pagar mais pela realização de testes PCR em laboratórios privados.

14h43 - Instituto moçambicano realiza ensaios para avaliar eficácia das vacinas. O Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, em parceria com o Instituto Internacional de Vacinas, vai realizar, a partir de setembro, ensaios clínicos para avaliar a eficácia da vacina Verocell face as novas variantes da covid-19, foi hoje anunciado.   

14h15 - Indonésios reunidos em festa apesar de grave situação epidemiológica. Fiéis indonésios concentraram-se hoje junto das mesquitas para rezar por ocasião da importante festividade muçulmana Eid Al-Adha (Festa do Sacrifício), apesar das restrições impostas devido ao aumento significativo de casos de covid-19 no país.

Notícias ao Minuto Muçulmanos em importante festividade 'Eid Al-Adha'© Getty  

14h05 - Portugal reportou, nas últimas 24 horas, mais 2.706 novos contágios de Covid-19 e quatro óbitos relacionados com a doença, informou, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). 

Nas últimas 24 horas, verificou uma diminuição de 1.749 casos ativos, havendo agora ao todo 50.487, e um aumento de 4.451 recuperados, elevando o número total para 867.540. Neste momento, há, contudo, mais 1.057 pessoas a serem vigiadas pelas autoridades de saúde, 80.940 no total. 

13h47 - EUA recomendam aos cidadãos que evitem viagens para o Reino Unido. Os Estados Unidos atualizaram os avisos de viagem para o Reino Unido, Indonésia e três outros destinos, aconselhando os norte-americanos a não viajarem para esses destinos devido ao agravamento da pandemia de covid-19

13h28 - Açores com 26 novos casos de infeção. O arquipélago reporta hoje hoje 11 casos em São Miguel, 11 na Terceira, dois no Faial e dois no Pico, enquanto 87 pessoas recuperaram da doença, informou a Autoridade de Saúde

13h05 -  Novo recorde no Irão. O ministério da Saúde iraniano registou hoje um novo recorde diário de infeções no país por covid-19, com a capital Teerão submetida a novas e recentes restrições destinadas a conter a propagação do vírus.

13h01 - DGS volta a partilhar o exemplo de atletas de alta competição para lembrar a importância da vacinação contra a Covid-19

12h45 - Recuperada da Covid-19, Gisela Serrano foi na manhã desta terça-feira convidada no programa 'Dois às 10',  da TVI, para relatar a sua experiência com o temido vírus. "[Ao chegar ao hospital] comecei a chorar. Sentia que não estava bem. Tudo aquilo me assustou. Ao vermos tanta coisa... caí em mim. Comecei a pensar no meu sobrinho e pensei que ia morrer.", relatou.

12h37 - Já abriu a 'Casa Aberta' para maiores de 35 anos. A modalidade 'Casa Aberta' encontra-se disponível a partir desta terça-feira, dia 20 de julho, para a vacinação de primeiras doses de utentes que não estejam agendados com idade igual ou superior a 35 anos e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses, anunciou a Task Force.

Os horários de funcionamento desta modalidade nos Centros de Vacinação Covid podem ser consultados aqui. 

12h20 - Não há evidências que justifiquem vacinar crianças, diz pediatra. Um especialista em pediatria que assessora o governo britânico defendeu que não há evidências científicas suficientes que justifiquem a vacinação de crianças contra a Covid-19. As crianças, justificou à Sky News, são "menos infeciosas do que os adultos" e o seu risco perante o vírus é "extremamente baixo".

12h18 - Aeroportos receberam 1,3 milhões de passageiros em maio, depois de no mês homólogo de 2020, devido à crise pandémica, não ter havido praticamente tráfego nos aeroportos, menos 77,1% do que em igual mês de 2019.

12h15 - Testar é fundamental para o controlar a pandemia. Nunca é demais recordar.

12h11 - Situação pandémica em Portugal ainda está "numa fase ascendente". Investigador Miguel Castanho destaca que o Rt tem descido o que leva a presumir que, em breve, haja "um abrandamento da situação". Mas defende que é necessário manter as restrições atuais para garantir o desagravamento da presente situação epidemiológica no país.

12h01 - A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 4.100.352 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, no final de 2019. E mais de 190.824.510 pessoas foram infetadas

11h52 - Sporting campeão: CDS quer que MAI esclareça "várias contradições". O CDS-PP requereu a audição urgente do ministro da Administração Interna para que esclareça as "várias contradições" em torno do relatório da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre os festejos do Sporting.

11h49 - O governo marroquino anunciou que vai impor um recolher obrigatório noturno a partir de sexta-feira e exigirá um documento que prove que uma pessoa foi vacinada para viajar entre províncias.

11h30 - Saber no dia o resultado do teste PCR? A SYNLAB informou, esta terça-feira, que lançou um novo serviço, chamado PCR Express, que permite que os clientes recebam o  resultado no próprio dia.

"Este serviço é particularmente útil nos meses de verão, nos quais (normalmente) se regista um crescimento acentuado do turismo em Portugal, e numa fase em que os países alteram constantemente as restrições e exigência de quarentena para quem regressa de países com um elevado número de cadeias de infeção ativas", começa por sublinhar, em comunicado, o laboratório. 

11h25 - Costa prevê "libertação total da sociedade". O primeiro-ministro afirmou hoje que Portugal deverá atingir no final do verão a imunidade de grupo, "um momento importantíssimo para a confiança e libertação total da sociedade", e prevê que se possam bater este ano recordes na captação de investimento.

11h02 - Aeroportos de Cabo Verde perderam 67% do movimento de passageiros. O movimento de passageiros nos aeroportos cabo-verdianos caiu 67% no primeiro semestre do ano, em termos homólogos, para menos de 215 mil, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, indicam dados oficiais.

10h41 - A Austrália prolongou hoje a quarentena de Victoria, o segundo estado mais populoso do país, até 27 de julho, numa tentativa de travar o ressurgimento da pandemia, ligada à variante Delta. A Austrália do Sul também declarou hoje um confinamento de sete dias. 

10h35 - Variante Delta com prevalência de quase 95% em todo o país. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a variante Delta é a estirpe "mais prevalente em Portugal". Não foi detetado o aumento de mais nenhuma variante, na última semana, no país.

10h25 - Mulheres reportam aumento dos seios após toma da vacina da Pfizer. Médicos creem que pode simplesmente tratar-se de uma reação do sistema imunitário ao imunizante.

10h15 - Imunidade de grupo só com 90 a 95% da população vacinada. O ministro da Saúde francês Olivier Véran disse hoje que para alcançar a imunidade de grupo é necessário que entre 90 a 95% da população seja vacinada, tendo em conta a nova variante Delta, que é mais contagiosa.

Segundo o governante, em França, até ao final do verão, 80 a 85% da população poderá estar vacinada. "Entretanto, não acho que seja o suficiente", disse o ministro, referindo que em sua opinião, será necessário que entre 9 a 9,5 pessoas em cada dez estejam imunizadas para criar imunidade de grupo.

09h40 - Esgotada capacidade de internamento em Maputo. A capacidade de internamento para pacientes com covid-19 nos hospitais da província de Maputo, Moçambique, esgotou e as autoridades têm recorrido às unidades da cidade para responder à procura, disse hoje à Lusa fonte oficial.

09h17 - O total de mortes na Índia devido à covid-19 pode ser 10 vezes superior aos dados oficiais, ou seja de vários milhões e não de milhares, convertendo-a na pior tragédia da Índia moderna, segundo um estudo divulgado hoje.

O documento do Centro para o Desenvolvimento Global e da Universidade de Harvard calcula que o excesso de mortes - a diferença entre os óbitos registados e os que seriam esperados em circunstâncias normais - ronde entre três e 4,7 milhões entre janeiro de 2020 e junho de 2021.

08h50 - Morreu advogado que defendeu Aung San Suu Kyi. O advogado birmanês Nyan Win, que defendeu a Nobel da Paz de Myanmar (antiga Birmânia), Aung San Suu Kyi, durante os anos que esta passou em prisão domiciliária, morreu hoje de covid-19, quando se encontrava detido.

08h30 - Cinco dicas para não 'morrer' de calor ao usar máscara. O calor e o verão estão aí, porém a pandemia da Covid-19 não dá tréguas e continua a ser perentório usar máscara no interior de espaços públicos e inclusive quando está ao ar livre. As boas notícias é que sim, é possível manter-se fresco mesmo com máscara. Veja aqui como.

08h00 - China deteta oito casos locais. A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 65 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, oito dos quais infeções locais, na província de Yunnan, no sul do país.

07h55 - Férias interrompidos devido à vacina? Se a vacinação dos jovens 12 aos 18 anos tiver início em agosto, como anunciou Luís Marques Mendes, muitos jovens poderão ter que interromper as férias para serem inoculados, recorda o Correio da Manhã. O objetivo será vacinar estes jovens ainda antes do início do novo ano letivo.

07h50 - 4.ª vaga no Norte? De acordo com o Roberto Roncon, intensivista no Hospital de São João, o Norte está a registar a 4.ª vaga da pandemia e se os contágios não abrandarem poderá haver problemas na resposta à doença. Em entrevista ao jornal i, o especialista afirma ainda que os doentes em Unidades de Cuidados Intensivos são, sobretudo, jovens.

07h45 - Portugueses satisfeitos com task force da vacinação. A mais recente sondagem da Universidade Católica para a RTP e para o jornal Público sobre a resposta à pandemia revela que os portugueses estão satisfeitos com a atuação do responsável pela task force da vacinação. O vice almirante Gouveia e Melo é, aliás, aquele que mais se destaca entre os responsáveis pelo combate à pandemia da Covid-19.

07h40 - Incidência continua a subir na Alemanha. A Alemanha contabiliza, esta terça-feira, mais 1.183 novos casos de Covid-19 e 34 mortes. Os números continuam a aumentar e a incidência tem estado a subir consecutivamente há 15 dias.

07h37 - Primeiras vacinas enviadas por Portugal chegam a Timor-Leste. Um lote de 12 mil vacinas da AstraZeneca e material médico oferecido por Portugal chegou hoje a Díli, marcando o inicio do apoio bilateral português ao processo de vacinação contra a covid-19 em Timor-Leste.

07h30 - Bom dia! Damos início ao acompanhamento à Covid-19 esta terça-feira. Clique aqui para conferir as atualizações do dia anterior.

Leia Também: AO MINUTO: Norte com mais casos que LVT. Internamentos continuam a subir

Recomendados para si

;
Campo obrigatório