Nigéria: 35 aldeões mortos por "bandidos" no noroeste

Pelo menos 35 pessoas foram mortas por ladrões de gado em cinco aldeias no estado de Zamfara, no noroeste da Nigéria, anunciou hoje a polícia.

Cinco trabalhadores humanitários raptados no nordeste da Nigéria

© Reuters 

Lusa
10/07/2021 14:29 ‧ 10/07/2021 por Lusa

Mundo

Nigéria

 

"dummyPub">

"Trinta e cinco pessoas foram mortas pelos bandidos em cinco aldeias", afirmou à agência France-Presse (AFP) um porta-voz da polícia regional, Mohamed Shehu.

Testemunhos de residentes indicam 43 mortos nos ataques realizados na quinta-feira por saqueadores e ladrões de gado, que as autoridades geralmente qualificam de "bandidos".

Deslocando-se de mota, os "bandidos" realizaram ataques coordenados contra as aldeias de Gidan Adamu, Tsauni, Gidan Baushi, Gidan Maidawa e Wari no distrito de Maradun, matando os aldeões e incendiando as suas casas.

"Os atacantes conseguiram abandonar as aldeias antes da chegada das forças de segurança, que demoraram devido à má qualidade das estradas", explicou Mohamed Shehu.

Danladi Sabo, um residente numa das aldeias atacadas, disse à AFP que foram encontrados "43 cadáveres [...] e sete pessoas feridas".

Os mortos foram enterrados na sexta-feira e os feridos transportados para um hospital em Gusau, a capital provincial, adiantou.

O noroeste e o centro da Nigéria são regularmente aterrorizados por bandos de saqueadores e de ladrões de gado que atacam as aldeias isoladas.

Na quarta-feira, 18 pessoas foram mortas por "bandidos" na aldeia de Tsauwa, no estado vizinho de Katsina. Em junho, 56 aldeões tinham sido mortos em seis povoações do distrito de Zurli, no estado de Zamfara.

Leia Também: Sete estudantes e dois professores libertados após um mês de cativeiro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas