Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 26º

Estados Unidos admitem preocupação com reforço nuclear da China

Os Estados Unidos expressaram hoje preocupação, após relatos de um grande fortalecimento do arsenal nuclear da China, pedindo a Pequim que inicie um diálogo para evitar uma escalada de armas.

Estados Unidos admitem preocupação com reforço nuclear da China
Notícias ao Minuto

16:40 - 08/07/21 por Lusa

Mundo EUA

do interesse de todos que as potências nucleares discutam diretamente entre si sobre a redução dos perigos nucleares e (sobre como) evitar erros de cálculo", disse o embaixador dos Estados Unidos junto da Conferência de Desarmamento, Robert Wood, no final de uma reunião em Genebra.

Woods reagia a relatos dos 'media', da semana passada, segundo os quais a China está a construir mais de 100 novos silos para mísseis balísticos intercontinentais.

O jornal Washington Post, citando a análise de um centro de estudos sobre armamento sobre imagens de satélite, escreveu que 119 silos estão a ser construídos num deserto perto de Yumen, uma cidade no noroeste da China.

"Enquanto a China não se sentar com os Estados Unidos, bilateralmente, o risco de uma corrida devastadora às armas continuará a aumentar e não é do interesse de ninguém", disse Robert Wood.

Para o embaixador norte-americano, a China quer ser "uma potência nuclear responsável" e o seu "muito, muito pequeno (arsenal) tem apenas um propósito defensivo".

Contudo, acrescentou Wood, "quando vemos o que a China está a fazer, percebemos a contradição com as suas intenções".

Leia Também: EUA acusam Google de monopólio no acesso a aplicações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório