Meteorologia

  • 29 NOVEMBRO 2021
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Edição

Marrocos expulsa advogado belga que compareceu a julgamento de jornalista

As autoridades de Marrocos expulsaram hoje o advogado belga Christophe Marchand, que pretendia assistir ao julgamento do jornalista Omar Radi, denunciou o causídico.

Marrocos expulsa advogado belga que compareceu a julgamento de jornalista
Notícias ao Minuto

13:17 - 29/06/21 por Lusa

Mundo Omar Radi

Segundo a agência noticiosa espanhola EFE, Marchand divulgou um vídeo na rede social Facebook, quando já se encontrava no aeroporto Mohamed V em Casablanca, denunciando ter sido "expulso de Marrocos".

No vídeo explica que o propósito da sua viagem era "defender Omar Radi, jornalista preso injustamente pelas suas opiniões".

Até ao momento, nenhuma autoridade marroquina se pronunciou sobre a expulsão de Marchand ou sobre os motivos, refere a EFE.

Omar Radi, jornalista independente de 34 anos, está em prisão preventiva há 11 meses. Desde 06 de abril está a ser julgado por violação de uma colega jornalista e ataque à segurança do Estado.

A semana passada, as autoridades de Rabat permitiram a presença no julgamento de Christophe Deloire, secretário-geral dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que fez declarações na escadaria de acesso ao tribunal.

Além dos RSF, organizações de defesa dos direitos humanos como a Amnistia Internacional e a Human Rights Watch pediram a liberdade provisória de Radi até ser conhecido o veredito.

Leia Também: RSF pedem ao rei de Marrocos que interceda a favor de dois jornalistas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório