Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Presidente checo chama pessoas transexuais de "nojentas"

O presidente da República Checa disse concordar com as políticas do governo de Orbán referentes à comunidade LGBTI+.

Presidente checo chama pessoas transexuais de "nojentas"
Notícias ao Minuto

09:56 - 29/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo LGBTI+

O presidente Milos Zeman está a ser duramente criticado na República Checa, após ter dito, numa entrevista televisiva, que considerava as pessoas transexuais "nojentas". 

"Eu consigo entender os gays, as lésbicas e por aí fora (...). Mas quem eu não consigo compreender são os transexuais... Todas as cirurgias são um risco e estas pessoas transexuais são nojentas", afirmou, segundo cita a CNN, durante a entrevista.

Confrontado com a controversa lei húngara que impede o ensino de matérias sobre identidade de género e orientação sexual nas escolas, Milos Zeman disse também concordar com Viktor Orbán, porque é necessário proteger os pais e as crianças de serem manipulados através da educação sexual.

"Se uma pessoas se submeter a uma operação de mudança de sexo está basicamente a autoflagelar-se", referiu ainda o presidente. 

Entretanto, o porta-voz da associação LGBTI 'Orgulho Praga' acusou o Milos Zeman de ofender e trazer mais problemas para as pessoas transexuais no país. "Parece que estamos a caminhar para trás e isto [as declarações do presidente] não ajuda nada", acrescentou ainda o responsável. 

No passado dia 15 de junho, recorde-se, o parlamento húngaro aprovou um pacote legislativo onde se proíbe a divulgação de conteúdos a menores de 18 anos que “mostre ou promova a sexualidade, a mudança de sexo ou a homossexualidade”. A lei foi alvo de duras críticas de vários países europeus, bem como mereceu uma condenação do Parlamento Europeu contra o governo de Orbán.

Leia Também: LGBT? Posição de Portugal é "clara", mas presidências "não tomam partido"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório