Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Biden demite diretor da agência que controla fronteiras

A administração do Presidente norte-americano, Joe Biden, destituiu o chefe da Agência de Alfândegas e Proteção de Fronteiras, Rodney Scott, que tinha sido nomeado pelo ex-presidente Donald Trump, informou o diretor demitido.

Biden demite diretor da agência que controla fronteiras
Notícias ao Minuto

08:19 - 24/06/21 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Numa mensagem na sua conta pessoal na rede social Facebook, Rodney Scott explicou que recebeu uma carta a informá-lo da sua "destituição" do cargo.

Esclareceu que normalmente quem recebe este tipo de cartas tem três opções - "uma recolocação, uma demissão ou a reforma" - e que não se trata de uma ação disciplinar nem tem que ser apresentado um motivo.

Até ao momento, o afastamento não foi confirmado pelo executivo de Biden.

Rodney Scott, no cargo desde fevereiro de 2020, nomeado por Trump, disse que vai manter-se em funções por mais 60 dias até haver uma transição.

Segundo a CNN, será temporariamente substituído pelo seu vice-diretor, Raúl Ortiz.

Desde que Biden chegou à Casa Branca que era esperado o afastamento, uma vez que o responsável apareceu ao lado de Trump em vários atos eleitorais, defendendo durante a campanha políticas duras em matéria de imigração.

Biden tem estado a braços com a chegada massiva de migrantes à fronteira com o México, sendo que só em maio passado foram detidos mais de 180 mil migrantes, o número mensal mais alto registado nas duas últimas décadas.

Biden passou a gestão da crise migratória para a sua vice-presidente, Kamala Harris, ainda que a chegada de pessoas indocumentadas não tenha parado de crescer nos últimos meses.

Leia Também: Biden prepara-se para anunciar plano de combate a onda de crime violento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório