Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Índia reporta Delta Plus; Brasil passa os 18 milhões de casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Índia reporta Delta Plus; Brasil passa os 18 milhões de casos

Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 1.020 novos casos e seis mortes relacionados com a Covid-19. Segundo a última atualização da matriz de risco, feita esta segunda-feira, a situação epidemiológica no país continua a agravar-se com o índice de transmissão (Rt) e a incidência a aumentarem significativamente. 

O Relatório da Vacinação, revelado esta terça-feira, indica que mais de 4,6 milhões de pessoas em Portugal foram vacinadas com uma dose da vacina contra a Covid-19 (4.688.551 milhões), o que corresponde a 46% da população, e mais de 2,9 milhões de cidadãos já se encontram totalmente imunizados (2.947.718 milhões), ou seja, 29%.  

Até segunda-feira, foram reportados 4.365 resultados de autotestes SARS-CoV-2 na plataforma eletrónica para reporte que entrou em funcionamento no dia 20 de maio, no âmbito do regime excecional e temporário para a realização em autoteste de testes rápidos de antigénio por não profissionais.

Consulte estes mapas interativos que mostram os dados epidemiológicos em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! Termina aqui o registo desta terça-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no mundo.

E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24. Mantenha-se seguro!

23h54 - PS acusa Rio de "incoerência" ao criticar Governo após palavras de Merkel. A líder parlamentar do PS acusou hoje o presidente do PSD de "incoerência", após Rui Rio ter criticado o Governo e considerado "justas" as palavras da chanceler alemã sobre o aumento de casos de Covid-19 em Portugal.  

23h46 -  É preciso "duas tomas da vacina para ser eficaz" contra variante Delta. O Presidente da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a Covid-19 defendeu a urgência de garantir que o maior número de pessoas no país está completamente vacinado contra o novo vírus, visto que será "impossível" conter a nova variante na região de Lisboa e Vale do Tejo.

23h31 - Índia reporta variante 'Delta Plus'. É mais transmissível que a original. A Índia reportou, esta terça-feira, uma nova variante do novo coronavírus - a que deu o nome de 'Delta Plus' -, ainda mais transmissível que a mutação 'Delta' original. Rajesh Bhushan, o ministro indiano da Saúde, indicou, em conferência de imprensa, que já foram detetados 16 casos desta nova variante em Maharashtra, avança a SkyNews. 

22h40 - Centro de vacinação de "atendimento livre" abre segunda-feira em Lisboa. Lisboa vai ter, a partir de segunda-feira, um centro de vacinação contra a Covid-19 em Alcântara que vai funcionar em regime de "atendimento livre", sem marcação, anunciou hoje o presidente Fernando Medina.

"Vamos ter, já a partir de segunda-feira, um centro em Alcântara que vai funcionar no formato de atendimento livre para todas as pessoas que estejam nas faixas etárias abrangidas no plano de vacinação, para que se possam ir vacinar sem pré-marcação", disse o autarca socialista no seu espaço de comentário na TVI24.

22h25 - Brasil ultrapassa os 18 milhões de casos de Covid-19. O Brasil ultrapassou, esta terça-feira, os 18 milhões de casos de Covid-19 confirmados. No total, desde o início da pandemia, já se contabilizou um acumulado de 18.054.653 infeções no país. Nas últimas horas, o Brasil somou 87.822 casos e 2.131 mortes - aumentando assim o número de óbitos para os 504.717.

22h16 - Cerca de 365 mil adolescentes já foram vacinados em França. A vacinação para os jovens entre os 12 e os 17 anos abriu-se há cerca de duas semanas e cerca de 365 mil adolescentes receberam a primeira dose, quando as restrições de horários de confinamento em casa terminaram.

21h54 - Promotores de espetáculos deixam preocupações em reunião com Marcelo. O Presidente da República reuniu-se hoje com representantes das associações e promotores de espetáculos, que expressaram as dificuldades que o setor atravessa, devido à pandemia de Covid-19, como a obrigatoriedade de testagem para a realização de eventos.

21h17 - Bastonária dos Enfermeiros apela ao aproveitamento de recém-licenciados. A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, salientou hoje a importância de serem aproveitados ao máximo os profissionais recém-licenciados que estão a entrar no mercado para aumentar o ritmo de vacinação contra a Covid-19.

21h05 - Rio critica Governo "por vergonha desnecessária" após palavras de Merkel. O presidente do PSD acusou hoje o Governo de estar a fazer Portugal passar "por uma vergonha desnecessária", considerando que depois da "vexatória desconsideração" do Reino Unido, os portugueses têm que "ouvir a justa indignação da chanceler alemã".

20h48 - Cabo Verde com mais 72 infetados e uma morte em 24 horas. Cabo Verde registou mais 72 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, e uma morte, elevando para 32.111 o acumulado de casos desde março de 2020, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

20h12 - Há 306 surtos ativos. Números "contrastam drasticamente" com fevereiro. Portugal continental registava na segunda-feira 306 surtos de Covid-19 ativos, incluindo dois em instituições de saúde, seis em lares e 136 em estabelecimentos de educação e ensino, indicam dados da Direção-Geral da Saúde avançados hoje à agência Lusa.

20h08 - Centro de vacinação da Cidade Universitária reabre esta quarta-feira. O centro de vacinação do pavilhão da Cidade Universitária, em Lisboa, vai ser reativado amanhã, dia 23 de junho. A informação foi confirmada, esta terça-feira, pelo Ministério da Saúde, que adiantou que a ministra Marta Temido irá estar presente no evento, cerca das 16h30. 

19h57 - Segunda dose? Merkel e Draghi optaram por não tomar AstraZeneca. Angela Merkel e Mario Draghi foram dois dos governantes europeus que, ao tomarem a primeira dose da vacina contra a Covid-19, foram inoculados com o fármaco da AstraZeneca. Contudo, chegada a hora da segunda dose, ambos recusaram esta marca e optaram por vacinas de outras farmacêuticas. 

19h53 - Hospitais de LVT estão a gerir camas conforme as necessidades. Os hospitais de Lisboa e Vale do Tejo, região que concentra o maior número de casos Covid-19, estão a abrir camas de enfermaria e de cuidados intensivos conforme as necessidades de internamento, disseram fontes hospitalares à Lusa.

19h31 - França regista mais 51 mortes e 2.204 novos casos. No total, o país soma 110.829 óbitos e 5.760.002 infeções confirmadas desde o início da pandemia. Até ao dia de hoje, França já administrou um total de 32.441.194 primeiras doses da vacina contra a Covid-19. Há já 19.196.147 pessoas que possuem o esquema vacinal completo, avança o Ministério da Saúde.

19h11 - Objetivo de vacinação fixado por Biden está aquém do anunciado. O objetivo fixado por Joe Biden de garantir 70% da população adulta com pelo menos uma dose da vacina anti-Covid até 4 de julho, dia da festa nacional, não será alcançado, declarou hoje um responsável da Casa Branca.

18h49 - Luvas, máscaras e plásticos aumentaram emissões e prejudicaram ambiente. A Covid-19 provocou aumentos substanciais de consumo de produtos como luvas, máscaras e algumas embalagens, aumentando emissões de gases com efeito de estufa e prejudicando o ambiente terrestre e marinho na Europa, alertou hoje a Agência Europeia do Ambiente.

18h38 - "Podia ser evitado". Merkel critica Portugal por ter recebido britânicos. Angela Merkel criticou Portugal, esta terça-feira, por ter recebido turistas britânicos na final da Liga dos Campeões, que se realizou na cidade do Porto. "Agora temos esta situação [epidemiológica] em Portugal. Talvez tivéssemos podido evitá-la", foram as palavras da chanceler alemã. A governante lançou, assim, também farpas ao que considera a falta de regras comuns na União Europeia (UE) relativamente às viagens.

18h31 - OMS preocupada com relaxamento nas restrições e novos casos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou hoje a sua preocupação com o afrouxamento das restrições verificadas em alguns dos países anfitriões do Euro2020 de futebol, pedindo rápidas reações após verificar surtos de Covid-19 em torno de vários estádios.

18h22 - "A desigualdade de género foi das que mais aumentou com a pandemia". O presidente do Conselho Económico e Social (CES) afirmou hoje que a desigualdade de género foi "das que mais aumentou" com a pandemia e que o pós-Covid é um "momento de oportunidade" para "mudar alguma coisa".

17h56 - Certificado digital "pode ser tido em conta" na definição de restrições. O Presidente da República apontou hoje o certificado digital Covid-19 como "um elemento importante" que pode ser tido em conta na definição das restrições a adotar a nível concelhio, mas acrescentou que os termos competem ao Governo. 

17h53 - Reativado centro em Lisboa para vacinação sem agendamento acima dos 50. O centro de vacinação contra a Covid-19 do pavilhão 3 da Cidade Universitária, em Lisboa, vai reabrir esta quarta-feira a partir das 9 horas para vacinar pessoas acima dos 50 anos de idade sem agendamento, anunciou hoje a task force.

17h46 - Há 29% dos portugueses com a vacinação completa. Mais de 4,6 milhões de pessoas em Portugal foram vacinadas com uma dose da vacina contra a Covid-19 (4.688.551 milhões), o que corresponde a 46% da população, e mais de 2,9 milhões de cidadãos já se encontram totalmente imunizados (2.947.718 milhões), ou seja, 29%. A região de Lisboa e Vale do Tejo foi a zona que mais vacinou na última semana.

No espaço de uma semana, mais 338.623 pessoas receberam a primeira dose da vacina e mais 381.4982 foram inoculadas com a segunda dose requerida para a vacinação completa.

17h44 - Espanha notifica 4 mil casos e 30 óbitos. Incidência mantém-se estável. O Ministério da Saúde espanhol revelou esta terça-feira que foram detetados 4.040 novos contágios e morreram mais 30 pessoas devido à Covid-19. Espanha acumula 3.768.691 casos confirmados e 80.719 vítimas mortais. A incidência de transmissão do vírus mantém-se estável no país. Nos últimos 14 dias, fixou-se em 92 casos por 100 mil habitantes. 

17h35 - Doença em vacinados "não surpreende" porque vacinas não evitam infeção. Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, disse que não é surpreendente existirem episódios de pessoas vacinadas que adoecem porque as vacinas são eficazes, mas não evitam a infeção: "Sabemos que as vacinas são muito eficazes, mas não são 100 por cento eficazes. Não é surpreendente que se tenha episódios de pessoas vacinadas e que adoecem".

17h28 - Tem dúvidas sobre o certificado digital? Há um site onde pode esclarecer todas as questões que ainda tem sobre o certificado digital Covid-19 da União Europeia. Em https://www.sns24.gov.pt/ fica a par de todas as informações necessárias. 

17h26 - Marcelo pede a jovens que facilitem vacinação em "corrida contrarrelógio". O Presidente da República fez hoje um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida contrarrelógio".

"As situações são diversas, e a explicação é uma: chama-se vacinação. E o caminho fundamental é esse. A solução para a pandemia, a solução duradoura, a solução definitiva chama-se vacinação. As outras soluções são soluções que são encontradas pontualmente, temporariamente, mas a única que é verdadeiramente de efeitos mais longos e eficazes é a vacinação", defendeu.

17h15 - DGS antecipa vacinação de utentes de lares que já tiveram Covid-19. A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a task force vão avançar com a vacinação contra a Covid-19 de utentes e funcionários em lares que já tiveram Covid-19 há mais de três meses, adianta esta terça-feira a RTP. Até ao momento, a vacinação destes cidadãos apenas decorria após seis meses de terem estado infetados com o novo coronavírus. 

17h09 - Mais de 800 novas infeções em Itália. Morreram 31 pessoas em 24 horas. A proteção civil italiana anunciou esta terça-feira que foram identificados 835 novos casos de contaminação e morreram mais 31 pessoas. Itália totaliza 4.254.294 casos confirmados e 127.322 vítimas mortais. Mais de quatro mil pessoas foram dadas como recuperadas no último dia, o que aumentou o total de recuperados para 4.054.008.

16h51 - Misericórdias pedem explicações à DGS sobre lares ainda sem vacinação. O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, quer que a DGS dê uma explicação em relação aos lares onde os idosos não foram vacinados. "O que nós pedimos à DGS é que esclareça bem as questões para não haver silêncios e confusão. É necessário acalmar as populações não vacinadas que, neste caso, são frágeis. É preciso dar uma explicação concreta em relação aos lares que não foram vacinados e não deixar isso ao arbítrio das autoridades locais", disse o presidente da UMP em declarações à Lusa.  

16h41 - Especialistas preveem pico em julho, com 2 mil casos diários e 150 em UCI. Os especialistas da plataforma Covid-19 Insights, da Universidade Nova de Lisboa, preveem que Portugal alcance um novo pico de casos da doença na segunda quinzena de julho. Apesar de não anteciparem números como os de janeiro, tudo indica que os casos diários vão chegar aos dois mil, se continuarmos com as mesmas medidas, se os comportamentos individuais não mudarem e se o ritmo de vacinação for o mesmo.

16h26 - Reino Unido regista número de casos mais elevado desde fevereiro. O Reino Unido reportou esta segunda-feira o número de infeções mais elevado desde o dia 16 de fevereiro. De acordo com os dados divulgados pelo Departamento da Saúde e de Assistência Social, nas últimas 24 horas foram diagnosticados 11.625 casos de contágios e morreram mais 27 pessoas (o maior número de óbitos desde o mês de abril). No total, o Reino Unido contabiliza 4.651.988 casos confirmados e 128.008 vítimas mortais. 

16h15 - Óbitos de cidadãos vacinados? Com "todas as vacinas isso acontece". O Presidente da República reagiu, esta terça-feira, ao facto de cidadãos, designadamente em lares, terem morrido devido à Covid-19 mesmo após terem sido vacinados contra o novo vírus com ambas as doses requeridas. "Em todas as vacinas isso acontece. Na vacina da gripe isso aconteceu", afirmou Marcelo.

16h12 - Partos em casa aumentaram durante a pandemia. Ordem e DGS desaconselham. Os partos domiciliários aumentaram em 2020, ano marcado pelo surgimento da pandemia de Covid-19, informa esta terça-feira a RTP. De acordo com dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) ao canal da estação pública, 1,3% do total de nascimentos no ano passado decorreu desta forma.

16h09 - Pré-avisos de greve disparam após fim do Estado de Emergência. O número de pré-avisos de greve aumentou de 43 em abril para 71 em maio, mês em que foi decretado o fim do estado de emergência devido à evolução da pandemia de Covid-19, mostram os dados oficiais. 

15h37 - Governo britânico aprova 60 mil adeptos nas 'meias' e final do Euro'2020. As meias-finais e a final do Euro2020 de futebol têm permissão para a presença de mais de 60.000 espetadores no Estádio de Wembley, em Londres, informou hoje o governo britânico. No Euro2020, Wembley recebe três jogos da fase de grupos, dois dos oitavos de final, as duas meias-finais e a final.

15h33 - Brasil recebe lote de 1,5 milhões de vacinas da Janssen. O Brasil recebeu hoje o primeiro lote com 1,5 milhão de doses de vacina contra a covid-19 da fabricante Janssen, que faz parte de um acordo de 38 milhões de doses compradas pelo Ministério da Saúde.

15h24 - Paredes de Coura novamente adiado. O festival Paredes de Coura foi adiado, esta terça-feira, para agosto de 2022. Numa publicação partilhada nas redes sociais, a organização admite que o seu "maior medo tornou-se realidade" e que, pela segunda vez, teve de adiar o festival.

15h17 - UE e EUA trabalham "intensamente" para retomar viagens não essenciais. A União Europeia e os Estados Unidos estão a "trabalhar intensamente" para "retomar a normalidade" na circulação de pessoas, tendo em vista a realização de viagens não essenciais, adiantou hoje Eduardo Cabrita.

15h10 - Cerca de 30 mil vacinas "nos próximos dias" em São Miguel nos Açores. O secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores disse hoje que haverá um "reforço significativo" de vacinação contra a Covid-19 na ilha de São Miguel, nos próximos dias, com a administração de cerca de 30 mil doses.

15h04 - Portugal reporta mais 1.020 casos de Covid-19 e seis mortes. Portugal somou, nas últimas 24 horas, 1.020 novos casos e seis mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado esta terça-feira. Atualização que corresponde a um aumento de 0,12% no que diz respeito aos novos contágios e de 0,04% no número de óbitos. Há 101 pessoas internadas em Cuidados Intensivos - mais quatro em relação a ontem.

15h00 - Boa tarde! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar as incidências relacionadas com a Covid-19. Para recordar as notícias desta manhã, clique aqui

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos seguem a subir; Visitas a lares? Podem continuar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório