Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Índia reporta variante 'Delta Plus'. É mais transmissível que a original

País já detetou 16 casos desta nova mutação da B.1.617.2 esta terça-feira no estado de Maharashtra.

Índia reporta variante 'Delta Plus'. É mais transmissível que a original
Notícias ao Minuto

23:31 - 22/06/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Covid-19

A Índia reportou, esta terça-feira, uma nova variante do novo coronavírus - a que deu o nome de 'Delta Plus' -, ainda mais transmissível que a mutação 'Delta' original. Rajesh Bhushan, o ministro indiano da Saúde, indicou, em conferência de imprensa, que já foram detetados 16 casos desta nova variante em Maharashtra, avança a SkyNews

Além de lançar o alerta, o governante indicou também que os vários estados do país devem aumentar o ritmo de testagem à Covid-19. A Índia registou 42.640 infeções por Covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo em 91 dias, confirmando o declínio da segunda vaga.

A Índia administrou, na segunda-feira, mais de 8,6 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, um novo recorde diário, no mesmo dia em que o país alargou a vacinação gratuita a maiores de 18 anos. O total de doses administradas desde o início da campanha de vacinação ronda agora os 288,7 milhões.

Recorde-se que, esta segunda-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu conta de que a variante Delta do novo coronavírus SARS-CoV-2 circula em 92 países, salvaguardando que as vacinas continuam eficazes contra esta estirpe, ao prevenirem doença grave e morte.

Segundo a líder técnica de resposta à Covid-19 na OMS, Maria Van Kerkhove, a variante Delta, pela primeira vez identificada na Índia, "está a disseminar-se rapidamente" e "tem maior transmissibilidade do que a variante Alpha", inicialmente diagnosticada no Reino Unido.

Já o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) revelou, este domingo, que a prevalência da variante Delta é superior a 60% em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e inferior a 15% no Norte. Recorde-se que, ao que tudo indica, a variante Delta tem um grau de transmissibilidade cerca de 60% superior à variante Alfa.

Esta segunda-feira, Marta Temido estimou que a variante Delta passe a ser dominante no território nacional. O objetivo, agora, é "ganhar tempo" para que esta chegue a outras regiões apenas quando houver mais pessoas vacinadas. "Aquilo que se estima é que a variante Delta passe a ser predominante não só na generalidade do território português, como noutros países, tal como aconteceu como a inglesa", vincou a ministra.

Com mais de 29,9 milhões de infeções acumuladas, a Índia é o segundo país com mais casos a nível mundial, depois dos Estados Unidos, de acordo com dados da Universidade norte-americana Johns Hopkins. Já Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 1.020 novos casos e seis mortes relacionados com a Covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.868.393 mortos no mundo, resultantes de mais de 178,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela AFP.

Leia Também: Primeiro-ministro israelita alerta para "nova vaga" após aumento de casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório