Alto responsável canadiano da rede encriptada Sky ECC indiciado em França

O canadiano Thomas Herdman, um dos principais distribuidores da rede de telefones encriptados Sky ECC, no centro de investigações criminais especiais em todo o mundo, foi hoje indiciado e preso em Paris, segundo fonte judicial.

guarda prisional, cadeia, prisão

© Getty Images

Lusa
21/06/2021 18:53 ‧ 21/06/2021 por Lusa

Mundo

Thomas Herdman

Detidos em Espanha no início de junho, Herdman e a mulher, que contestam as acusações, foram indiciados por "associação criminosa, fornecimento e importação de meio de encriptação em desrespeito da regulamentação e branqueamento de tráfico de estupefacientes", precisou a fonte judicial, citada pela agência noticiosa francesa AFP.

Thomas Herdman é acusado de ter assegurado parte da distribuição de milhares de telefones equipados com Sky ECC, um 'software' de encriptação desenvolvido pela empresa canadiana Sky Global.

O acesso a essa rede, utilizada quase exclusivamente por organizações criminosas, segundo as autoridades, foi feito por assinatura, custando "até mais de 2.000 euros por linha, por um período de seis meses", segundo o procurador do ministério público de Paris.

As organizações criminosas escolheram o equipamento da Sky ECC após o desmantelamento de uma rede semelhante, a Encrochat.

Uma equipa de investigação conjunta das polícias francesa, belga e holandesa infiltrou-se na rede Sky ECC no final de fevereiro de 2021, ficando então em condições de vigiar em tempo real 70.000 utilizadores, ligados ao tráfico de droga ou mesmo a preparativos de assassínios.

A operação de infiltração foi, contudo, interrompida a 09 de março, quando as autoridades belgas, contra a opinião dos seus homólogos, realizou uma grande operação policial que resultou na detenção de 48 pessoas.

E 27 toneladas de cocaína -- um recorde -- foram apreendidas no porto de Antuérpia entre fevereiro e abril.

Leia Também: Paris recorda "preocupações" com direitos ao novo Presidente iraniano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas