Especialistas alertam para proliferação de explosivos na RDCongo

Um grupo de especialistas das Nações Unidas encarregado de aplicar sanções na República Democrática do Congo (RDCongo) alertou para a proliferação de engenhos explosivos improvisados no nordeste do país, segundo um relatório anual apresentado ao Conselho de Segurança.

Congo, bandeira

© iStock 

Lusa
15/06/2021 17:45 ‧ 15/06/2021 por Lusa

Mundo

RDCongo

"O grupo recomenda que o Conselho de Segurança mandate a Monusco [força da Organização das Nações Unidas na RDCongo] para melhorar a sua capacidade de combate aos engenhos explosivos improvisados", referiu o relatório citado pela agência France-Presse.

Segundo os especialistas, as forças de manutenção de paz devem desenvolver a sua "capacidade de sensibilização, busca, deteção e resposta" aos engenhos explosivos improvisados.

Durante o período analisado, "particularmente nas áreas operacionais das ADF [Forças Democráticas Aliadas, na sigla em inglês, com base no Uganda], registaram-se incidentes de utilização de engenhos explosivos improvisados".

De acordo com os especialistas, a utilização deste tipo de armas destina-se mais a garantir o controlo de áreas do que a ser utilizada como um instrumento terrorista.

No relatório, os peritos abordaram também a morte, em fevereiro, do embaixador italiano na RDCongo, Luca Attanasio, no leste do país durante um ataque a uma caravana de ajuda humanitária do Programa Alimentar Mundial.

Neste caso, os autores do documento dizem que não conseguiram estabelecer a identidade dos autores do ataque, recordando que ainda decorrem as investigações nacionais e internacionais.

No início de maio, Kinshasa declarou um estado de sítio em algumas das regiões do país. Esta condição deverá manter-se e envolve a transferência de poder dos governantes locais para os militares.

O objetivo da iniciativa é erradicar a violência perpetrada por cerca de 120 grupos armados ativos no leste do país, segundo o chefe de Estado congolês, Félix Tshisekedi.

Leia Também: RDCongo. Detido por desviar ajuda a deslocados por erupção vulcânica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas