Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Nigéria cifra em 136 número de estudantes raptados no domingo

As autoridades nigerianas confirmaram hoje que 136 estudantes foram raptados numa escola islâmica no centro-norte da Nigéria, no domingo.

Nigéria cifra em 136 número de estudantes raptados no domingo
Notícias ao Minuto

21:21 - 02/06/21 por Jorge Faria de Oliveira

Mundo Nigéria

"O governo do estado do Níger - onde ocorreu o rapto - confirmou que o número de estudantes raptados por bandidos na Escola Islâmica Salihu Tanko, em Tegina, na área de governo local de Rafi, é de 136", afirmaram as autoridades num comunicado citado pela agência noticiosa Efe, enviado pelo gabinete de imprensa do governador, Abubakar Sani Bello.

O comunicado acrescenta que o vice-governador do estado, Ahmed Mohammed Ketso, confirmou os números e assegurou aos pais das crianças que o Governo está a fazer todos os possíveis para resgatar os estudantes em segurança.

De igual forma, Ketso declarou que "as agências de segurança estão a fazer o seu melhor", mas que estas "não têm a logística necessária", o que implicou a necessidade da "intervenção do Governo federal para as equipar de modo a poderem fazer frente aos bandidos".

O vice-governador observou também que as agências de segurança estão a ser cuidadosas na perseguição aos raptores para evitar danos colaterais.

O governo local do Níger decretou uma proibição do movimento de motos, utilizadas pelos raptores para a realização dos ataques, na capital do estado, Minna, entre as 21:00 e as 06:00 locais (mesma hora em Lisboa), de modo a garantir a segurança da cidade.

Nos últimos meses, o norte da Nigéria tem registado um aumento do número de raptos em massa, com os perpetradores a procurarem resgates lucrativos.

Com este mais recente episódio, mais de 900 estudantes foram raptados desde dezembro passado.

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, ordenou às forças de segurança do país que intensifiquem esforços para salvar os alunos.

Além dos raptos em massa, o país mais populoso de África enfrenta imensos desafios de segurança, incluindo ataques terroristas desde há 12 anos, no nordeste da Nigéria, que já mataram mais de 40.000 pessoas.

Leia Também: Twitter apagou mensagem de Presidente da Nigéria sobre violência no país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório