Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Ministro alemão lamenta escolha da Síria para conselho executivo da OMS

O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, lamentou hoje a escolha da Síria para ocupar um lugar no conselho executivo da Organização Mundial de Saúde, numa conferência de imprensa em Berlim.

Ministro alemão lamenta escolha da Síria para conselho executivo da OMS
Notícias ao Minuto

16:49 - 01/06/21 por Lusa

Mundo Alemanha

Spahn disse que a escolha da Síria, que foi confirmada sem debate ou dissidência numa reunião com países-membros da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra, refletiu a necessidade de trabalhar com alguns Governos em benefício do seu povo, especialmente em questões de saúde.

"Estou tudo menos feliz com esta decisão", disse Spahn, quando questionado sobre o tema na conferência de imprensa.

No entanto, explicou que a cooperação internacional entre Estados soberanos é necessária: "São as imperfeições da 'realpolitik'".

"Especialmente quando se trata de questões de saúde e da saúde da população, a questão é sempre: Quem é que estamos a punir se não tornarmos possível a cooperação? Estamos a punir o regime ou a população?".

Dezenas de trabalhadores médicos no noroeste da Síria, zona controlada pelos rebeldes, manifestaram-se na segunda-feira contra a decisão de conceder o lugar ao Governo do Presidente sírio, Bashar al-Assad, acusando-o de ser responsável pelo bombardeamento de hospitais e clínicas em todo o país, devastado pela guerra.

A Síria foi um dos 12 países membros da OMS escolhidos para propor novos membros para o conselho executivo de 34 membros, que é em grande parte um grupo técnico cujo papel é levar a cabo as decisões e aconselhar a assembleia.

A guerra da Síria fez quase 500 mil mortes e obrigou milhões de pessoas a sair do país desde que começou, em 2011.

Leia Também: Alemanha investiga possível fraude com testes ao novo coronavírus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório