Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Biden pede ajuda para acabar com "raízes do racismo sistémico" nos EUA

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu hoje aos norte-americanos para o ajudarem a acabar com as "raízes do racismo sistémico" no país, no centenário do massacre de Tulsa, em que morreram 300 afro-americanos.

Biden pede ajuda para acabar com "raízes do racismo sistémico" nos EUA
Notícias ao Minuto

18:47 - 31/05/21 por Lusa

Mundo EUA

Para comemorar a data, o Presidente emitiu uma proclamação presidencial na qual pede aos norte-americanos para "refletirem sobre as raízes profundas do terror racial" e comprometerem-se com "a eliminação do racismo sistémico".

Entre 31 de maio e 01 de junho de 1921, ocorreu o maior massacre racista da história recente dos EUA, quando uma multidão de brancos incendiou e saqueou por completo Greenwood, um bairro de afro-americanos em Tulsa, no estado de Oklahoma.

Mais de 1.200 casas foram arrasadas, saqueadas e queimadas com o conluio das autoridades locais, numa tragédia cujo número exato de mortes é desconhecido até hoje, porque ninguém quis investigar o incidente, na altura, embora os historiadores agora calculem que possa ter havido cerca de 300 mortes.

No seu discurso, Biden lembrou que famílias e crianças foram assassinadas a sangue-frio e que cerca de 10.000 pessoas ficaram sem casa.

"Nos anos que se seguiram à destruição, foram produzidas leis e políticas que tornaram a recuperação impossível", acrescentou o Presidente, referindo-se a medidas adotadas pelo Governo federal que impediram a população negra de contrair empréstimos para a reconstrução das suas vidas.

Por esse motivo, explicou Biden, "o ataque às famílias negras e à riqueza negra em Greenwood persistiu por várias gerações".

Biden acredita que o Governo dos Estados Unidos deve assumir o controlo e reconhecer o papel que desempenhou no passado, quando retirou oportunidades às comunidades afro-americanas.

O Presidente norte-americano disse estar empenhado em enfrentar as desigualdades raciais, com "investimentos históricos" na segurança económica das famílias e com subsídios para pequenos negócios em áreas desfavorecidas, entre outras medidas.

Com a deslocação que tem programada para terça-feira, Biden torna-se o primeiro Presidente em exercício a visitar Tulsa, nesta data especial, e fá-lo-á após a vaga de protestos contra a violência policial e o racismo, após a morte do afro-americano George Floyd, sufocado quando estava sob escolta policial em Minneapolis, em maio do ano passado.

Leia Também: Biden promete dizer a Putin que não o deixará violar os direitos humanos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório