Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Pior segunda-feira dos últimos três meses; Incidência a subir

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Pior segunda-feira dos últimos três meses; Incidência a subir
Notícias ao Minuto

08:20 - 31/05/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 435 casos de Covid-19 e dois mortos. O número de novos casos mantém-se superior às quatro centenas de infetados diários, havendo agora uma preocupação acrescida com as possíveis consequências que a final da Liga dos Campeões, na cidade do Porto, poderá ter no combate à Covid-19.

Recorde-se que as críticas vieram de várias partes. Rui Rio considerou que o Governo deve um pedido de desculpas aos portugueses, enquanto Francisco Rodrigues dos Santos voltou a apontar o dedo a Eduardo Cabrita, considerando que tudo o que o ministro da Administração Interna faz dá em "asneira". Já Luís Maques Mendes considerou, este domingo, na antena da SIC, que a atuação do Governo e da Direção-Geral da Saúde tem revelado uma "desorientação total" e um "desnorte", acusando a autoridade política e a autoridade sanitária de "falta de comunicação" e de "precipitação". 

Os últimos dias trouxeram também o calor e faz-se já a previsão do como será o verão deste ano. A pensar na segurança de todos, mesmo em férias, o Governo e a PSP fizeram um reforço na divulgação dos cuidados a ter nas idas à praia.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h40 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link

15hh35 - Portugal ultrapassou a 'barreira' das cinco milhões e quatrocentas mil doses contra a Covid-19 administradas, informou, esta segunda-feira, o Ministério da Saúde, através do Twitter. Foram exatamente 5.472.489 as doses já inoculadas no nosso país. 

15h33 - O Canadá atualizou hoje os seus dados, dando conta de um total de 25.512 mortes provocadas pela doença, desde o início da pandemia.

15h20 - Explicação sobre organização da Liga dos Campeões "nos próximos dias". O secretário-geral adjunto do PS disse hoje que "nos próximos dias" deverá haver uma explicação sobre a organização da final da Liga dos Campeões no Porto, no sábado à noite, disputada com público.

Dizendo ser necessário "aguardar pela pronúncia das autoridades responsáveis pela organização do evento", o socialista vincou ser "importante olhar" para todos os cuidados que foram adotados e "porventura para o que tenha falhado".

14h55 - Festival Super Bock Super Rock adiado para 2022. A 26.ª edição do Super Bock Super Rock foi adiada para 2020, informou a organização esta segunda-feira. Mas já há novas datas para o encontro do próximo ano no Meco: 14, 15 e 16 de julho.

14h30 - O ministro das Finanças reiterou hoje a confiança de que a economia portuguesa pode crescer mais em 2021 do que o previsto no Programa de Estabilidade, devido à fase de "viragem" e "forte recuperação" que está a observar-se.

14h11 - Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológica da DGS relativo às últimas 24 horas e que dá conta de mais 435 novos contágios e duas mortes (uma na região Norte e outra na região Centro). Note-se que desde a segunda-feira dia 22 de fevereiro que Portugal não começava a semana com tantos infetados. Já lá vão três meses.

A incidência subiu, sendo agora de 63,3 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes a nível nacional e de 60,4 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes no Continente. Já o Rt mantém-se e é de 1,07 a nível nacional, valor que desce para 1,06 se nos referirmos apenas ao Continente. 

Notícias ao Minuto Matriz de risco do dia 31 de maio de 2021© Direção-Geral da Saúde  

14h01 - A ministra da Saúde à chegada ao Congresso da Ordem dos Médicos, em Coimbra, recusou fazer "neste momento (...) qualquer comentário a comentários sobre as situações que envolveram a Champions". Ainda assim admitiu que "todos nós temos que apreender com aquilo que corre menos bem", vincando que se houve "momentos dentro do previsto", outros houve que "por força do levantamento das restrições" que correram menos bem.

"Houve várias bolhas de segurança e várias bolhas aleatórias. (...) [Mas] mais do que tudo o resto, o que temos de ter consciência é de que temos de manter algum controlo de movimentos [que sejam] capazes de gerar riscos acrescidos. Sempre que tomamos uma decisão temos de procurar encontrar a melhor combinação deste equilíbrio", reiterou Marta Temido, vincando: "Tenho a certeza que neste momento todos os portugueses já compreenderam que há um conjunto de regras que temos de cumprir", e que o comportamento de terceiros não devem "servir de álibi" para deixar de cumprir essas regras.

13h52 - Funchal apoia profissionais da cultura. A Câmara Municipal do Funchal criou uma linha de apoio para os profissionais da cultura no valor de 225 mil euros, face aos efeitos da crise pandémica no setor, indicou hoje a autarquia, referindo que as candidaturas já estão abertas

13h49 - Festejos do São João não não devem ser proibidos, dizem comerciantes. O presidente da Associação de Comerciantes do Porto, Joel Azevedo, defende que o evento que se comemora na noite de 23 para 24 junho não dever ser proibido, nem bloqueado. Para Joel Azevedo, o que deve ser planeado são festa locais com "um baixo número de pessoas", com distanciamento o "mais espaçado possível", porque é preciso acautelar o facto de a população portuguesa ainda não estar toda vacinada.

"Limitar a atividade [dos festejos do São João] não me parece que seja a melhor solução. Os festejos não devem ser bloqueados. Devem ser limitados" 

13h43 - Alemanha apoia estudos sobre sintomas persistentes. O Ministério alemão da Educação e Investigação destinará cinco milhões de euros para apoiar estudos sobre sintomas persistentes em pacientes que foram infetados pelo novo coronavírus, e que atualmente representam entre 360 mil e 500 mil pessoas na Alemanha.

13h40 - Comerciantes do Porto satisfeitos com evento e confiantes no retorno. Apesar de todas as críticas, o presidente da Associação de Comerciantes do Porto manifestou-se hoje "satisfeito" com a realização da final da Liga dos Campeões no Porto, considerando que as imagens e promoção da região vão ter "sobretudo um retorno económico no futuro"

13h20 - Perito britânico adverte para nova vaga de infeções da variante indiana. Um dos conselheiros do Governo britânico, o microbiologista Ravi Gupta, alertou hoje que o Reino Unido está perto de enfrentar uma nova vaga de infeções da variante indiana do vírus e recomendou "adiar" o levantamento total do confinamento.

13h10 - Secretário de Estado do Desporto recusa ter havido incoerência do Governo no que se refere à presença de adeptos na final da Liga dos Campeões. "Quando se fez o piloto com alguns jogos da I e II Liga acho que não há incoerências. As pessoas percebem que são testes, que estamos a avaliar. Desta vez tivemos a oportunidade de fazer uma avaliação com um jogo desta natureza. É mais uma experiência com que o Governo agora conta para perceber se temos, de facto, condições ou não", disse João Paulo Rebelo, em entrevista à SIC Notícias, acrescentando ter "esperança que a próxima época possa começar com público".

13h04 - Marcelo pede saída da pandemia "sem alarme" mas também "sem facilitismos". O Presidente da República sustentou hoje que os portugueses esperam uma "saída equilibrada" da pandemia que permita conjugar a "vida e a saúde" com a "economia e a sociedade", e que seja feita "sem alarme" mas também sem facilitismo.

12h40 - A Comissão Europeia propôs hoje aos Estados-membros que facilitem as viagens, nomeadamente para as pessoas que tenham um certificado digital covid-19 da União Europeia (UE), mas prevendo um mecanismo travão para fazer face a situações preocupantes.

12h38 - Câmara de Lisboa e os Santos Populares. O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa, Luís Pisco, considera, em declarações à TSF, que a Câmara de Lisboa deve esclarecer a população de que não haverá festejos dos Santos Populares. O aviso, defende, deve ser feito com antecedência para evitar situações como os festejos dos adeptos do Sporting na capital ou da final da Champions no Porto.

12h10 - A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 3.543.125 pessoas no mundo, desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

12h07 - Autoagendamento provoca interrupção na vacinação em Évora. A "corrida" ao autoagendamento nos últimos dias provocou falhas no sistema, informa a TVI 24. Em Évora, a vacinação teve de ser mesmo interrompida esta manhã. Apesar de mais de 100 mil pessoas terem feito uma marcação, ninguém recebeu mensagem com confirmação com hora e local.

12h04 - A OMS revela que quem fuma tem um risco entre 40% a 50% mais alto de sofrer de casos severos de Covid-19.

12h02 - A Irlanda anunciou a sua reabertura ao turismo internacional a partir de 19 de Julho ao adotar o certificado digital da União Europeia. Oristas da UE poderão viajar para a Irlanda com o novo certificado digital sem a necessidade de prova ou quarentena. 

11h54 - Assim vai funcionar o IVAucher. Governo, pela voz de António Mendonça Mendes, apresentou, esta segunda-feira de manhã, a forma como funciona o IVAucher. Nas palavras do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, "todo o IVA que for gasto nos setores do alojamento, da cultura e da restauração vai voltar a cada contribuinte" que o pode "reutilizar o IVA que gastar nestes setores ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro". 

11h25 - A greve dos trabalhadores da empresa SUCH -- Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, para exigir aumentos salariais e redução do horário de trabalho, está a registar uma adesão nacional próxima dos 100%, na área da alimentação, segundo fonte sindical.

11h19 - Coágulos Sanguíneos. A jornalista da BBC, Lisa Shaw, morreu esta sexta-feira, e as autoridades de saúde britânicas vão investigar se a sua morte poderá estar relacionada com a toma da vacina da AstraZeneca. 

11h14 - Governo explica com funciona IVAucher. Siga em direto

11h05 - Taxa de desemprego sobe. Os dados preliminares divulgados no final de abril, pelo INE, revelaram que a taxa de desemprego terá descido em março para 6,5%, depois de se ter cifrado nos 6,8% em fevereiro. Mas subiu em abril para 6,9%.

10h42 - A China voltou hoje a impor restrições à circulação interna de pessoas, ao ditar que quem quiser sair de Guangdong deve fazer um teste à covid-19, após um súbito aumento de infeções na província.

10h14 - África registou mais 401 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de óbitos desde o início da pandemia para 130.451719, e 15.989 infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

10h05 - É possível contrair o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, mesmo após receber a vacina visto que o corpo demora várias semanas a desenvolver proteção contra a doença. 

Todavia, especialistas dizem que os sintomas diferem dos que são característicos da Covid nomeadamente arrepios, dores de cabeça e perda de paladar ou olfato (anosmia), cuja probabilidade de ocorrência passa a ser menos de metade. 

09h50 - Champions? Cabrita "é o responsável político pela boa ou má organização". Paulo Portas destacou as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa sobre este caso, apontando que o Presidente da República tinha já dito "duas coisas" nas últimas semanas: "Quem tinha que proteger não protegeu e agora disse que se era para ser uma 'bolha', então tinha de ser uma 'bolha' mas não foi". 

"Só lhe faltou dizer três palavras: Ministro da Administração Interna", acrescentou o comentador, sublinhando que Eduardo Cabrita "é o responsável político pela boa ou má organização".

09h47 - A Coreia do Sul notificou o seu primeiro caso de coagulação sanguínea no país, relacionado com a administração da vacina da AstraZeneca. O caso foi reportado esta segunda-feira e diz respeito a um paciente do sexo masculino, de 30 anos, que recebeu a vacina a 27 de abril

09h10 - A província chinesa de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong, detetou 20 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, informou hoje a Comissão Nacional de Saúde do país asiático.

08h45 - Investigadores recolheram amostras de sangue e de medula óssea de doentes com sintomas ligeiros de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, e identificaram células produtoras de imunoglobulinas passados 11 meses após o surgimento da infeção.

08h30 - Final da Liga dos Campeões no Porto? "Fez rebentar a bolha da confiança". Para o ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes "só mesmo por muito boa vontade ou alguma ingenuidade é que se pensaria que os adeptos ingleses, podendo entrar por outros pontos do território nacional - ou até alguns vivendo em Portugal - iriam frequentar o  jogo num ambiente assético, de bolha", disse, focando-se na questão da alegada 'bolha' em que, alegadamente, os adeptos se manteriam de modo a não causarem um eventual aumento de casos ou do risco de infeção.

08h25 - A Índia ultrapassou hoje 28 milhões de casos da covid-19 desde o início da pandemia, embora nas últimas 24 horas o país asiático tenha registado o menor número de infeções dos últimos 50 dias.

08h10 - A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) anunciou no domingo que decidiu suspender a organização da Copa América na Argentina, devido à pandemia da covid-19 no país, e está à procura de uma nova sede.

08h05 - Corpo de vítima da Covid-19 atirado ao rio. Dois homens foram filmados a atirar o corpo de uma vítima da pandemia ao rio Rapti, na Índia. A vítima foi diagnosticada a 25 de maio e morreu este sábado. 

08h00 -  IVAucher apresentado esta manhã. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, e a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, apresentam esta manhã o Programa IVAucher.

07h50 - Ligação entre Portugal e China suspensa a partir de hoje. A proibição dos voos diretos entre Portugal e China, por um período de duas semanas, entra hoje em vigor, após terem sido detetados sete casos de infeção com o novo coronavírus, em 14 de maio, num voo oriundo de Lisboa.

07h42 - Conhece (mesmo) todas as regras para uma ida à praia? ACovid-19 trouxe alterações no nosso modo de vida em diversos planos e as idas à praia não foram exceção. Há novas regras para estas ocasiões e outras foram renovadas para a época balnear deste ano. Se ainda tem dúvidas, esclareça-as aqui.

07h40 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 1.978 casos da doença, aumentando para 3.681.126 o total de infetados desde o início da pandemia. Quanto ao número de mortos, são agora 88.442, mais 36 do que ontem.

07h36 - Acaba hoje o prazo para pedir prestações de contribuições de dezembro e novembro à Segurança Social. O plano prestacional permite aos trabalhadores independentes que não pagaram as contribuições dos meses de novembro e dezembro de 2020, proceder ao pagamento faseado dessas contribuições. E permite às entidades empregadoras avançar com o pagamento faseado das contribuições referentes a novembro e dezembro de 2020.

07h35 - Candidaturas a novos apoios às empresas terminam hoje. As candidaturas ao novo incentivo à normalização da atividade empresarial e ao apoio simplificado para microempresas, medidas que visam mitigar os efeitos da pandemia, terminam hoje.

07h32 - Os trabalhadores dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) fazem hoje greve a nível nacional, reivindicando melhores salários, horários de 35 horas, a revisão do Acordo de Empresa e reforço dos quadros de pessoal, entre outras exigências.

07h30 - População com vacinação completa pode movimentar-se livremente. O Governo timorense decidiu hoje que residentes em Timor-Leste que tenham a vacinação completa podem movimentar-se livremente pelo território, sem necessitar de autorização ou testes, tendo que cumprir apenas protocolos sanitários.

07h29 - O Congresso Nacional da Ordem dos Médicos (OM) arranca hoje em Coimbra, com a pandemia de covid-19 a marcar os três dias de um encontro que pretende ser um "importante contributo para o país e para sociedade".

07h27 - A Unilabs e o grupo HPA Saúde inauguram hoje um novo laboratório de Biologia Molecular no Algarve, num investimento de 1,5 milhões de euros, o qual permite alargar a capacidade de resposta em testes à covid-19.

07h25 - O Banco Nacional Ultramarino (BNU) inicia na terça-feira uma campanha de incentivo à vacinação dos funcionários, num momento em que os casinos de Macau prometeram dinheiro, dias de férias extra e sorteios para quem se vacinar.

07h22 - Enquanto dormia:

  • Dados dos EUA: Os Estados Unidos registaram 128 mortes causadas pela covid-19 e 7.023 casos nas últimas 24 horas
  • Dados do México: O México registou 52 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 223.507 o total de óbitos desde o início da pandemia.

07h20 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo de acompanhamento da pandemia. Recorde os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 1,7 milhões de vacinados. Brasil reporta 43 mil casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório