Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Funchal disponibiliza 225 mil euros para apoio a profissionais da cultura

A Câmara Municipal do Funchal criou uma linha de apoio aos profissionais da cultura no valor de 225 mil euros, face aos efeitos da crise pandémica no setor, indicou hoje a autarquia, referindo que as candidaturas já estão abertas.

Funchal disponibiliza 225 mil euros para apoio a profissionais da cultura
Notícias ao Minuto

13:13 - 31/05/21 por Lusa

Cultura Covid-19

"O apoio terá o valor de 2.600 euros a pagar numa só prestação, ou de 50% desse valor, caso o profissional da cultura tenha sido abrangido em 2021 por outro apoio extraordinário no contexto da pandemia covid-19", refere em comunicado.

O projeto, designado "Ajuda a Profissionais da Cultura", destina-se aos trabalhadores do setor que desenvolvam atividades de uma forma regular e declarem manter atividade, pelo menos, até ao final do ano 2021.

"O objetivo é garantir que todos conseguem ultrapassar a situação grave que estamos atualmente a viver, mantendo a sua atividade e o seu meio de subsistência, mas também adaptando a sua oferta às novas circunstâncias que estamos a viver a nível sanitário", afirma o presidente da autarquia, Miguel Gouveia, citado no comunicado.

Esta linha de apoio faz parte do programa "Funchal Apoia + Cultura", que dispõe de 475 mil euros para atribuir às associações, entidades e profissionais da cultura do concelho do Funchal afetados pela pandemia.

O programa divide-se em "Ajuda a Profissionais da Cultura", "Apoio à Estrutura" e "Cultura Segura".

"No Funchal, a cultura não vai parar", garante Miguel Gouveia, da coligação Confiança (PS/BE/PDR/MPT/PAN/Nós, Cidadãos!), reforçando: "Vamos continuar a fazer o nosso melhor com as circunstâncias que temos, a responder presente aos desafios, a defender os nossos princípios, a apoiar os artistas e a sustentabilidade do setor, e a garantir uma cultura acessível a toda a gente, porque a cultura é um bem essencial".

De acordo com os dados mais recentes da Direção Regional de Saúde, o arquipélago da Madeira, com cerca de 260 mil habitantes, regista 193 casos ativos de covid-19, num total de 9.460 confirmados desde março de 2020, e 72 óbitos associados à doença.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.543.125 mortos no mundo, resultantes de mais de 170,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.023 pessoas dos 848.658 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Vacinação 'parada' em Évora; Menos restrições para viajantes?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório