Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Calor aperta e convida a uma ida à praia. Governo relembra as regras

Temperaturas vão subir especialmente este domingo, ultrapassando os 31ºC em vários distritos.

Calor aperta e convida a uma ida à praia. Governo relembra as regras
Notícias ao Minuto

22:01 - 29/05/21 por Melissa Lopes

País Covid-19

O último fim de semana de maio está a ser marcado pelo bom tempo e temperaturas elevadas, a fazer lembrar já a estação seguinte: o verão.

Prevendo que muitos acabem por ir a banhos, o Governo recorda quais as regras a cumprir durante esta época balnear, tendo em conta o combate à pandemia da Covid-19. 

"Com a chegada do calor, as praias portuguesas são ainda mais convidativas. Seja responsável e cumpra as regras na utilização da praia nesta época balnear", pede o Governo numa publicação feita  nas redes sociais, onde partilha o conjunto das normas a cumprir.

Entre as regras a cumprir está o distanciamento de 1,5 metros entre banhistas que não pertençam ao mesmo grupo, o afastamento de 3 metros entre chapéus de sol, assim como o uso de máscara em algumas situações (até chegar ao areal, nos bares, no contacto com vendedores ambulantes, por exemplo).

Ao contrário do ano passado, este ano o incumprimento das regras prevê a aplicação de multas que vão dos 50 aos 100 euros, no caso de pessoas singulares, e dos 500 a 1000 euros no caso de se tratarem de empresas. 

Para este domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado, com nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro e uma pequena subida de temperatura no Norte e Centro. Lisboa chegará aos 30ºC de máxima, a mesma temperatura prevista para Faro. Santarém, Évora e Castelo Branco serão os distritos mais quentes, chegando amanhã aos 33ºC. Bem mais fresco, o Porto não irá além dos 20ºC. 

Leia Também: AO MINUTO: Marcelo critica falta de coerência; Milhares contra Bolsonaro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório