Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Treze mortos na RDCongo em ataque do grupo armado FDA

Treze civis foram mortos na noite de terça-feira num ataque na região de Beni, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), atribuído ao grupo armado Forças Democráticas Aliadas (FDA), segundo várias fontes.

Treze mortos na RDCongo em ataque do grupo armado FDA
Notícias ao Minuto

12:11 - 26/05/21 por Lusa

Mundo RDCongo

O ataque ocorreu por volta das 19:00 (18:00 em Lisboa), na aldeia de Kisima-Vutotolia, a 30 quilómetros da cidade de Beni, na estrada que conduz à fronteira com o Uganda.

"A situação em Kisima é muito dramática. Houve uma incursão das FDA por volta das 19 horas da noite passada [terça-feira]. Houve uma perda de 13 pessoas", disse Donat Kibuana, administrador do território do Beni, à agência de notícias francesa, AFP.

"Há também o desaparecimento de alguns habitantes. Vamos fazer um censos para ver quem não está lá", acrescentou, referindo que a população começou a regressar timidamente àquela zona nos últimos dias, tranquilizada pelo anúncio do estado de sítio proclamado há três semanas pelo governo.

"Já recolhemos 13 corpos. Estas pessoas foram amarradas e decapitadas pelos atacantes", disse, por seu lado, uma fonte humanitária à AFP.

"O chefe da aldeia de Kisima e a sua esposa estão entre as vítimas. Duas crianças de 4 e 2 meses foram encontradas vivas junto aos corpos dos pais", afirmou à AFP Roger Masimango, um repórter da sociedade civil do setor Rwenzori.

A estrada estratégica Beni-Kasindi, que conduz à fronteira com o Uganda, tem várias posições militares e existe ali uma base de forças de manutenção da paz da ONU na RDCongo (Monusco). Esta presença militar não impede, porém, que os ataques continuem.

Leia Também: Pelo menos 23 mortes na RDCongo devido a erupção do vulcão Nyiragongo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório