Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

RD Congo: Erupção do vulcão Nyiragongo abrandou após noite de sobressalto

Não há relatos de vítimas, mas a lava destruiu, pelo menos, algumas casas e terrenos. Foi ordenada a evacuação da cidade de Goma.

Notícias ao Minuto

09:25 - 23/05/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Vulcão Nyiragongo

A erupção do vulcão do Monte Nyiragongo abrandou após ter causado uma noite de sobressalto nos habitantes de Goma, uma das maiores cidades da República Democrática do Congo. A informação de que a atividade no vulcão acalmou foi partilhada pelo Goma Volcano Observatory, que monitoriza o Nyiragongo.

Não há relatos de vítimas nesta altura nem foram contabilizados oficialmente danos materiais, no entanto, vídeos que circulam nas redes sociais permitem ter uma ideia das consequências da erupção do vulcão.

A lava expelida pelo Monte Nyiragongo fluiu de forma lenta mas constante e destruiu algumas casas e incinerou terrenos.

Após a erupção e face ao histórico do Nyiragongo, foi ordenada a evacuação dos habitantes de Goma, tendo milhares de pessoas enchido as ruas, fugindo das proximidades do vulcão. “Não houve um movimento massivo de pânico, mas as pessoas estão muito preocupadas”, disse Tom Peyre-Costa, o porta-voz do Conselho de Refugiados Norueguês para África Ocidental e Central, em declarações à CNN.

Peyre-Costa contou que os habitantes retirados de Goma dirigiram-se inicialmente à fronteira com o Ruanda, mas, como esta estava encerrada, regressaram a Goma e rumaram a uma área a norte da cidade.

A súbita atividade vulcânica provocou o pânico na população, conhecedora da fúria do vulcão.

"O céu ficou vermelho", contou uma habitante, temendo "as chamas gigantes saídas da montanha", enquanto os odores de enxofre se espalhavam pela cidade.

O presidente da República Democrática do Congo, Félix-Antoine Tshisekedi, decidiu interromper a sua visita à Europa para voltar ao país este domingo, de forma a “supervisionar a coordenação da assistência às populações de áreas ameaçadas” pela erupção do Nyiragongo, revelou a conta de Twitter da Presidência da República Democrática do Congo.

A última grande erupção do Nyiragongo aconteceu em 2002, tendo na altura provocado a morte a 250 pessoas e gerado milhares de deslocados.

Leia Também: RDCongo ordena evacuação de Goma após erupção de vulcão Nyiragongo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório